| 07/04/2008 03h37min
Nilmar justificou toda a expectativa e a festa feita pela torcida quando o massagista Juarez o chamou para substituir Iarley, aos 18 minutos do segundo tempo.
Mostrou a velocidade de sempre, cavou um pênalti e infernizou a vida do zagueiro Neilor na vitória por 3 a 2 sobre a Ulbra, sábado, no Estádio Beira-Rio. O atacante pode até começar como titular no primeiro jogo das semifinais, contra o Caxias, domingo.
Abel Braga evita previsões. Disse que há possibilidade de Nilmar jogar desde o início a partida do próximo fim de semana. Só garantiu que ele estará em campo mais uma vez:
— Se não começa, com certeza vai entrar em meio ao jogo.
Como prometido pelo técnico, Nilmar atuou por
27 minutos. No primeiro lance em que recebeu a bola como gosta, em velocidade na frente, foi atirado
na lateral pelo zagueiro Neilor. Ao perceber que a bola seguia em jogo, levantou-se rápido e retomou a corrida. Já dentro da área, a perseguição de Neilor e Carlinhos acabou em pênalti.
— Queria fazer o gol. Minha vontade era ter driblado o zagueiro e feito o gol — contou.
Se faltou o gol, sobrou alegria pela boa forma. Nilmar deixou o campo sem dores ou qualquer desconforto depois de 68 dias em recuperação de lesão muscular. A única ressalva da tarde foi o "abafa", como definiu a falta de ar depois do primeiro pique.
Normal para quem ficou tanto tempo sem jogar. Nilmar retornou cheio de disposição. Deixou o campo e deu uma passada na sala de musculação: levantou alguns pesos leves e pedalou alguns minutos na bicicleta ergométrica ao lado dos reservas.
O preparador físico Eduardo Silva, o Dudu, esquiva-se ao ser indagado se Nilmar começa o jogo de domingo. Recorda que o atacante realizou no período de recuperação uma nova
pré-temporada e regressou ao time com a condição
física apurada. Apesar de planos para utilização gradativa do jogador, Dudu não descarta sua presença nos 90 minutos em Caxias do Sul.
— Se o Abel precisar, vai entrar. Agora temos que ver a qualidade do que apresentará neste tempo todo — observou.
Nilmar coloca-se à disposição. Depois de quase dois meses sem jogar, garante estar pronto:
— A decisão é dele (Abel). Vamos ter uma semana cheia de novo para treinar. O mais importante é que estou me sentindo bem — despediu-se.
Em 27 minutos na partida contra a Ulbra, Nilmar mostrou velocidade e até sofreu um pênalti
Foto:
Ricardo Duarte