| 05/04/2008 16h16min
Cerca de 3 mil policiais serão escalados para fazer a proteção da tocha olímpica durante sua passagem pela cidade de Paris na próxima segunda-feira. A capital francesa será a quinta cidade visitada pela tocha durante seu revezamento internacional.
Há uma semana, entidades ligadas aos direitos humanos já avisaram que organizarão protestos e passeatas durante o trajeto. Na equipe de proteção da tocha haverá policiais em patins e vestindo agasalhos esportivos. Três barcos farão a vigilância pelo rio Sena, enquanto um helicóptero cuidará do patrulhamento aéreo.
O comboio do revezamento, que contará com cerca de 80 atletas, incluirá carros e motocicletas. Presidente do Repórteres Sem Fronteira, Robert Menard disse que com o forte esquema de segurança as manifestações programadas pelo grupo serão feitas nas áreas próximas ao trajeto, para não produzir violência. A tocha atravessará a região do Trocadero, passará por Champs-Elysees, pela Assembléia Nacional, e seguirá para o Estádio Nacional.
Neste sábado, a tocha circulou pela cidade russa de São Petersburgo. A primeira atleta do revezamento foi Galina Zybina, campeã olímpica no arremesso de peso em 1952.
Domingo, a passagem será por Londres, de onde a tocha segue para a França no dia seguinte.
GAZETA PRESS