| 05/04/2008 09h16min
De forma surpreendente, o polonês Robert Kubica foi o mais veloz no treino classificatório do GP do Bahrein de Fórmula-1 neste sábado e conquistou a pole position para a prova deste domingo, no Circuito de Sakhir. O piloto da BMW fez uma volta excepcional no fim do teste, cravou 1min33s096, e Felipe Massa, da Ferrari, com 1min33s123, não conseguiu superar o rival em sua última passagem pela pista. Essa é a primeira pole de Kubica, que estreou na categoria em 2006.
Massa chegou a liderar boa parte do treino, mas acabou ficando com o segundo lugar. Lewis Hamilton ficou em terceiro com 1min33s292, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, com 1min33s418. Entre os demais brasileiros, resultados discretos: Rubens Barrichello foi 12º com a Honda, enquanto Nelsinho Piquet foi 14º com a Renault.
O polonês ainda colocou a BMW-Sauber no primeiro lugar do grid de largada de um GP pela primeira vez na breve história da equipe da categoria. Até então, o melhor treino da escuderia havia sido no GP da Austrália deste ano, quando o próprio Kubica conseguiu um segundo lugar atrás da McLaren Hamilton.
Ao fim da primeira etapa do treino de classificação, Massa liderava a sessão com o tempo de 1min31s937, à frente do surpreendente Jarno Trulli. De cara, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Sebastian Vettel, Adrian Sutil, Anthony Davidson e Takuma Sato se despediram da qualificação. Rubens Barrichello quase entrou nesta lista, mas abandonou o 18º lugar a tempo.
Na segunda parte, Massa ainda baixou seu tempo para 1min31s188, superando o registro de 1min31s718 de Heikki Kovalainen. Rubinho chegou a sonhar com uma vaga na sessão final do treino, mas caiu da 10ª para a 13ª colocação ao ser superado por Fernando Alonso, Jenson Button e Mark Webber – este, também eliminado. Nelsinho Piquet também caiu, enquanto Rubinho ganhou um posto.
Desta forma, na parte final do treino oficial, apenas três pilotos brigaram diretamente pela pole position: Lewis Hamilton, Robert Kubica e Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari chegou a liderar com 1min33s339, contra 1min33s350 do polonês da BMW-Sauber. O inglês, virando na casa de 1min35s, estava mais distante da pole.
Porém, encerrado o tempo de abertura de voltas, os três acirraram a disputa. Hamilton cravou 1min33s292 e garantiu a pole provisória. Porém, Kubica veio logo atrás e marcou 1min33s096, deixando a McLaren em segundo. Massa até ameaçou a posição do polonês, mas anotou 1min33s123 e conseguiu apenas um lugar na primeira fila, decretando a festa da equipe de Mario Theissen.
A RBSTV transmite o GP do Bahrein neste domingo, às 8h30min (horário de Brasília).
GAZETA PRESS