| 03/04/2008 19h16min
O tenista russo Nikolay Davydenko justificou nesta quinta a quarta colocação no ranking de entradas da ATP, e fez valer o favoritismo para a classificação às semifinais do Masters Series de Miami. Sem dificuldades, o quarto cabeça-de-chave passou fácil pelo sérvio Janko Tipsarevic e, agora, aguarda por uma pedreira na próxima etapa da competição.
Davydenko vingou o compatriota Mikhail Youzhny, eliminado por Tipsarevic nas oitavas-de-final. Em apenas 1h12min de disputa, o top 5 superou o ascendente balcânico por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.
A classificação para a fase dos quatro melhores de Miami fez com que Davydenko repetisse o melhor desempenho na temporada 2008, quando chegou às semifinais dos torneios de Doha e Dubai. No Masters de Indian Wells, há duas semanas, o russo havia sido eliminado logo na terceira rodada pelo surpreendente norte-americano Mardy Fish, que acabou ficando com o vice-campeonato.
Sem faturar um título desde outubro do ano passado, quando conquistou o troféu de Moscou, Davydenko pode olhar com mais otimismo para as suas chances em Miami. Isso porque, coincidentemente, foi na capital russa que o atual quarto melhor do ranking havia travado o único duelo com Tipsarevic, nas semifinais. Depois de aplicar 7/6 (8-6) e 6/1 no balcânico, Davydenko bateu na decisão o francês Paul-Henri Mathieu com 7/5 e 7/6 (9-7).
Em contrapartida, para disputar uma final pela primeira vez em 2008, o russo terá que passar por um grande nome na semi: o suíço Roger Federer, número um do mundo, ou o norte-americano Andy Roddick, sexto. Os dois tenistas se enfrentam na noite desta sexta.
GAZETA PRESS