| 31/03/2008 17h58min
O Barcelona faz nesta terça a primeira partida das quartas-de-final da Liga dos Campeões contra o Schalke 04 na Arena AufSchalke de Gelsenkirchen, às 15h45min de Brasília, sem o meia-atacante Ronaldinho, ainda lesionado e desgastado com o clube.
Ronaldinho é um dos desfalques de longa data do Barça, além do brasileiro naturalizado português Deco e do argentino Lionel Messi, e tanto ele quanto o clube passam por momentos difíceis e buscam ânimo para seguir até o fim da temporada. Derrotado pelo Betis fora de casa por 3 a 2 na última rodada do Espanhol, o Barcelona praticamente deu adeus às chances de conquistar o título da competição, e agora mira esforços na Liga dos Campeões, a começar pelo confronto com o Schalke.
Para enfrentar as jogadas de bola aérea da equipe alemã, o técnico Frank Rijkaard pode apostar no francês Lilian Thuram para o miolo de zaga, no lugar do mexicano Rafa Márquez, recuperado de um edema ósseo, e o grandalhão islandês Gudjohnsen no ataque,
privilegiando assim a força
em relação à técnica.
Já o Schalke, terceiro colocado no Alemão, atrás de Bayern, de Munique, e Hamburgo, tem como arma o goleador brasileiro naturalizado alemão Kevin Kuranyi, e confia na boa fase do goleiro Manuel Neuer, que classificou a equipe na decisão por pênaltis contra o Porto, nas oitavas. O time dirigido por Mirko Slomka tem ainda os brasileiros Rafinha — convocado por Dunga para o amistoso da última quarta-feira contra a Suécia em Londres —, Bordon e Zé Roberto (ex-Botafogo). Destes, os dois primeiros devem ser titulares.
Os principais desfalques da equipe para o confronto com o Barça são o meia croata Ivan Rakitic, lesionado no tornozelo e que dará lugar ao uruguaio Grossmüller; o também uruguaio Gustavo Varela, com problemas de tireóide; e Jermaine Jones, suspenso.
SCHALKE 04
Neuer; Rafinha, Bordon, Krstajic e Westermann; Grossmüller, Ernst, Altintop e Pander; Asamoah e Kuranyi. Técnico: Mirko
Slomka
BARCELONA
Valdés;
Puyol, Milito, Márquez (Thuram) e Abidal; Xavi, Touré e Iniesta; Eto'o, Gudjohnsen e Henry. Técnico: Frank Rijkaard
Local: Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)
Horário: 15h45min
Arbitragem: Kyros Vassaras (GRE), auxiliado por seus compatriotas Dimitrios Bozatzidis e Dimitrios Saraidaris