| 31/03/2008 12h08min
A Vigilância Sanitária confirmou dois casos de hepatite no Estádio Beira-Rio. O volante Maycon e o fotógrafo do Inter, Alexandre Lops, estão com o tipo A da doença. O resultado foi adiantado pela enfermeira responsável pelo programa de hepatites da Vigilância Sanitária, Maristela Fiorini:
— Temos exames que comprovam que duas pessoas estão com hepatite. Estivemos no Beira-Rio na sexta, conversando com toda a equipe médica. Hoje à tarde, vamos de novo ao estádio. A hepatite A é transmitida por infecção oral ou fecal. Uma pessoa que adoeceu pode fazer um ciclo de transmissão.
Logo após o resultado, o diretor médico do clube, Paulo Rabello, fez um pronunciamento à imprensa. De acordo com ele, os goleiros Renan e Muriel, o volante Edinho e o meia Ramon estão em observação, em casa, e também podem ter a doença. Assim como Maycon, eles foram cortados do jogo contra a Ulbra, no domingo.
O clube imagina que Renan também deve ter a doença. Neste
caso, estaria fora do Gauchão. Os demais
jogadores estão fora de risco.
— Todos os jogadores e funcionários fizeram exames e não apresentam possibilidade disso. O Iarley e o Magrão tiveram uma virose, com diarréia e vômito (ficaram de fora do jogo contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil), mas não era hepatite — esclareceu o médico.
Rabello garante que as condições de higiene do estádio são controladas e descartou contaminação por água, já que o clube usa água mineral. O problema pode até não estar no estádio.
— Não dá para jurar que seja lá dentro o contágio, pode ser uma coincidência. Tem uma pessoa internada no Mãe de Deus, vamos conversar com ela, descobrir como é a rotina dela. Demora um pouco esta investigação, porque temos que conversar com todos para tentar descobrir alguma coisa — disse a enfermeira da Vigilância Sanitária.
O vírus pode ter sido contraído na viagem à Paraíba, onde o Inter enfrentou o Nacional, de Patos.
— É difícil
precisar daonde vem isso. É o primeiro caso que a gente vê em um
clube de futebol de três ou quatro jogadores com suspeita de hepatite — reconheceu o médico.