| 29/03/2008 14h37min
A tocha olímpica chegou na tarde deste sábado a Atenas sob um forte esquema de segurança. O objetivo é impedir qualquer incidente provocado por opositores ao regime de Pequim, informou o Comitê Helênico Olímpico (CHO).
Os atletas que carregam a tocha a levaram à Acrópole, onde passará a noite. Conforme o Globo Esporte, centenas de pessoas se reuniram ao longo do percurso da tocha olímpica. Várias delas tinham bandeiras da Grécia e da China.
Os policiais gregos querem evitar que se repitam os incidentes de segunda-feira, em Olímpia, quando militantes da associação francesa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) perturbaram o discurso do responsável chinês durante a cerimônia de acendimento da tocha.
Hoje, dez integrantes da rede dinamarquesa TheColorOrange.net, contrária às violações dos direitos humanos na China, foram impedidos pelos policiais de se aproximar da sede do CHO em Atenas, onde estava sendo realizada uma entrevista
coletiva.
Além disso, o CHO vetou a presença da imprensa
na Acrópole no momento da chegada da tocha olímpica, provocando protestos das associações de jornalistas.
Neste domingo, após um percurso pelas ruas da capital grega, a tocha será entregue aos organizadores chineses em uma cerimônia no Estádio de Mármore, que sediou as primeiras Olimpíadas modernas, em 1896.
Com isso, a tocha terá percorrido 1.500 km na Grécia durante seis dias.
A chama olímpica chegará no dia 31 de março a Pequim para depois passar por 19 cidades do mundo e retornando em 8 de agosto ao Estádio Nacional de Pequim para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.