| 29/03/2008 10h18min
A recordista mundial dos 100 metros livre, a australiana Libby Trickett, bateu o recorde mundial dos 50 metros livre no último dia dos campeonatos nacionais de natação de seu país, classificatórios para os Jogos Olímpicos de Pequim. Trickett, que era chamada de Libby Lenton e competiu pela primeira vez com o nome de casada, estabeleceu a nova marca com um tempo de 23s97, baixando o recorde de 24s09. A marca anterior pertencia desde 24 de março à holandesa Marleen Veldhuis, que cravou o tempo no Campeonato Europeu.
Na penúltima prova do dia, Trickett superou a jovem promessa de 15 anos Cate Campbell, segunda colocada, com 24s38, e Sophie Edington, terceira, com 24s98.
– Eu nunca pensei que pudesse nadar tão rápido – disse Trickett. – Eu não tive capacidade de completar uma boa prova de 50 m antes do campeonato. Mas, depois do resultado nos 100 m, fiquei empolgada para essa prova.
– Para ser honesta, eu realmente pensava que o recorde mundial nos 50 m estaria longe dos meus objetivos. Sempre tive uma pequena vontade de quebrar essa marca, mas sempre me pareceu um tempo tão distante e, por isso, eu não pensava muito sobre esse tempo – afirmou a nadadora.
Este foi o oitavo recorde mundial quebrado na disputa do Campeonato Australiano. A competição aconteceu no Parque Aquático Central Olímpico de Sydney, palco da natação nos Jogos de Sydney 2000.
EFE