| 28/03/2008 16h15min
Pequim vai adotar o sistema de rodízio de veículos durante os Jogos Olímpicos de 2008. A medida anunciada pelo Departamento Municipal de Administração do Trânsito tem como objetivo garantir maior qualidade do ar durante o maior evento esportivo do mundo.
Até agosto, mês dos Jogos, Pequim terá uma frota de 3,35 milhões de veículos a motor. Atualmente são 3,23 milhões de veículos circulando pelas ruas da capital chinesa. Destes, 2 milhões são automóveis.
Com um aumento diário de 1,3 mil veículos, Pequim vem enfrentando crescentes problemas de engarrafamento e poluição. O Comitê organizados dos Jogos Olímpicos se comprometeu a amenizar a situação até o inicio do evento.
Automóveis – excluindo táxis, ônibus e ambulâncias – só poderão circular na cidade dia sim, dia não, de acordo com os números da placa de licença. Quase a metade dos veículos governamentais não poderão circular na cidade durante os Jogos.
O sistema a ser
adotado ainda está sendo elaborado pelas autoridades,
mas a prefeitura promete compensar os donos de veículos afetados pelo rodízio. Até o momento, não se sabe a quantidade de carros que serão tirados de circulação.
Pequim testou uma proibição desse tipo entre 17 e 20 de agosto do ano passado, retirando 1,3 milhão de carros das ruas, ou um terço da frota de veículos da capital chinesa. A medida reduziu em 40% as emissões de escapamento dos carros a cada dia.