| 26/03/2008 14h53min
Com todas as 32 cabeças-de-chave do Torneio de Miami classificadas automaticamente à segunda rodada, restou às tenistas de menor expressão definirem a sorte na primeira etapa da competição. E logo nas primeiras partidas da competição nesta quarta-feira, três jovens atletas ganharam o direito de enfrentar três das principais favoritas ao título do evento na Flórida, entre elas a número 1 do mundo Justine Henin e a norte-americana Serena Williams.
Atual número 80 do Ranking da WTA, a alemã Angelique Kerber, de 20 anos, terá pela frente Henin. A confirmação veio após a vitória da tenista sobre a uzbeque Akgul Amanmuradova por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1.
Vice-campeã de Miami em 2007, Henin jamais duelou com Kerber no circuito profissional. Contra a alemã, contudo, a belga terá a chance de reestruturar seu moral, em baixa após a eliminação precoce na primeira rodada do Torneio de Dubai no início deste mês, e ir em busca do terceiro título na temporada (venceu os Tiers 2, torneios de terceira importância no circuito, de Sydney e da Antuérpia).
Outra tenista de baixo ranking e que se deu bem na primeira rodada de Miami foi a romena Edina Gallovits, que superou a tcheca Klara Zakopalova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1. Dona da 62ª colocação do Ranking da WTA, Gallovits, de 23 anos, pegará na segunda rodada a norte-americana Serena Williams, cabeça-de-chave número oito e dona do título de 2008, em duelo inédito no circuito.
A Romênia, contudo, assistiu à eliminação de uma de suas promessas: Ioana Roluca Olaru, que foi batida pela taiwanesa Yung-Jan Chan por 2 sets a 1, com 6/1, 2/6 e 6/1. A tenista oriental de 18 anos e 58ª colocada do ranking pegará na próxima etapa a russa Svetlana Kuznetsova, quarta do mundo.
Em outra partida já finalizada em Miami, a neozelandesa Marina Erakovic, convidada pelos organizadores do torneio, surpreendeu a norte-americana Jill Craybas com um triunfo por 2 sets a 1, com 6/4, 6/7 (4) e 6/2. Sua próxima adversária será a holandesa Michaella Krajicek, cabeça-de-chave número 30.
GAZETA PRESS