| 24/03/2008 11h29min
A briga pelas primeiras posições do Ranking da WTA ficou menos acirrada nesta segunda-feira, dia da divulgação da nova lista pela entidade. Se as últimas semanas marcavam uma diferença inferior a 400 pontos entre segunda e quinta colocadas, desta vez Ana Ivanovic conseguiu se destacou. Campeã do Masters Series de Indian Wells, a tenista sérvia se isolou na vice-liderança com 4.296 pontos.
A atual situação de Ivanovic é ainda mais animadora se for levado em conta que ela entrou na temporada como quarta do ranking, chegando ao segundo posto após cair na decisão do Aberto da Austrália. Agora, a sérvia se consolida com uma vantagem considerável em relação à dona do terceiro lugar, a compatriota Jelena Jankovic: 506 pontos
Jankovic foi, inclusive, a responsável pela maior novidade no top 10, já que conseguiu ultrapassar a russa Svetlana Kuznetsova após ter chegado às semifinais no evento norte-americano. Contudo, a diferença entre as duas continua apertada, de apenas 40 pontos.
Com 3.671, outra russa, Maria Sharapova, se mantém próxima das primeiras colocadas. A exceção, claro, é Justine Henin, líder absoluta com quase 2.700 pontos a mais. A belga, que não entrou em quadra na última semana, deve voltar à ação em Miami, onde defende o vice-campeonato do ano passado.
Mais atrás no posicionamento, a eslovaca Daniela Hantuchova perdeu o oitavo lugar para a norte-americana Serena Williams, já que não conseguiu defender o título em Indian Wells – caiu nas quartas-de-final. Já a polonesa Agnieszka Radwanska, eliminada na mesma rodada, avançou, alcançando três lugares no total.