| 25/03/2008 09h39min
Desta vez o palco não foi o Campeonato Europeu de Natação, que terminou nesta segunda em Eindhoven, na Holanda, mas a semana continua propícia às quebras de recordes mundiais. No Campeonato Australiano de natação, nesta terça-feira, Stephanie Rice se tornou dona da melhor marca dos 200m medley - quatro estilos - ao registrar 2min08s92. O tempo é oitenta décimos de segundo menor que o antigo recorde, conquistado pela chinesa Yanyan Wu em 17 de outubro de 1997.
A marca era a segunda mais antiga da natação em piscina de 50m (olímpica) – só ficava atrás da norte-americana Janet Evans, que anotou 8min16s22 nos 800m livre há 18 anos.
Na mesma competição, que serve como seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, a australiana já havia conseguido o melhor tempo dos 400m medley. Desse modo, ela se torna a primeira mulher a deter os recordes das duas provas de quatro estilos desde que a alemã Petra Schneider atingiu o feito em 1980.
– Eu não sabia de quem era o recorde. Sabia que era de alguma chinesa, mas por ter acontecido há muito tempo não a conheço. Entrei na piscina sem pensar em recorde, e sim em mim mesma. Foi o meu melhor desempenho e tudo isso é fenomenal para mim – declarou Rice, de 19 anos, após obter a marca.
Na competição australiana, Emily Seebohm já havia cravado o recorde dos 50m costa no último sábado, sendo superada no dia seguinte por Sophie Edington. Já o Campeonato Europeu, nesta segunda-feira, viu a holandesa Marleen Veldhuis se tornar a nadadora mais veloz nos 50m livre e a italiana Federica Pellegrini fazer o mesmo nos 400m livre.
Antes, na semana passada, mais quatro marcas já haviam sido batidas em Eindhoven: a equipe local estabeleceu o novo tempo dos 4x10m livre, enquanto o francês Alain Bernard superou duas vezes o recorde dos 100m livre e uma nos 50m do mesmo estilo.
GAZETA PRESS