| 24/03/2008 15h45min
Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, a nadadora Luo Xuejuan afirmou que está muito orgulhosa de ter sido escolhida para ser a primeira chinesa a carregar a tocha olímpica dos Jogos de Pequim. O revezamento começou nesta segunda-feira, em Olímpia, na Grécia.
– Estou muito honrada e também sinto um grande desafio. Como primeira portadora, sei que estarei carregando a tocha com todos os meus compatriotas – disse Luo, que em Atenas conquistou a única medalha de ouro de natação da China na história dos Jogos Olímpicos, nos 100m peito.
Luo recebeu a chama olímpica do medalhista de prata em Atenas, o lutador grego Alexandros Nikolaidis. Ele, por sua vez, foi o primeiro atleta a receber a chama em Olímpia, das mãos da atriz Maria Nafpliotou, que representou a Suma Sacerdotisa.
Luo foi campeã mundial nos nados de 50m e de 100m peito tanto em 2001 como em 2003. Mas ela anunciou a aposentaria no início de 2007 devido a problemas de saúde.
– Venho buscando fazer alguma coisa, da minha própria maneira, para os Jogos Olímpicos deste ano, que acontecerão no meu país, depois de ter ganho medalhas nos grandes eventos como um atleta. Agora achei a forma adequada – disse Luo.
– Como uma portador da tocha olímpica, penso que o espírito olímpico significa pureza, justiça, competividade e amizade, paixão, paz e harmonia. Desejo ao mundo a paz – concluiu a ex-nadadora.
XINHUA