clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/03/2008 08h20min

Paulo Roberto Falcão: Faixa infeliz

A direção do Veranópolis conseguiu complicar ainda mais um jogo que já tinha aspecto de revanche ao permitir a colocação no estádio de uma faixa hostil ao árbitro Leandro Vuaden. Depois de uma pressão dessas, de colocar o público contra o juiz, de estimular indiretamente os jogadores à agressividade - que de fato ocorreu - , quem tem moral para culpar a arbitragem por eventuais erros e pela tensão do jogo?

Os dirigentes que tiveram a idéia da faixa agiram como torcedores comuns. Mais do que isso: como torcedores apaixonados. Ao torcedor ainda se dá o direito de ir a campo para culpar o árbitro por tudo de ruim que ocorre com sua equipe. O dirigente tem que administrar melhor sua paixão. Ele tem responsabilidades. Um dirigente que não mede conseqüências pode provocar danos irreparáveis ao espetáculo e também ao seu próprio clube. Duvido que o Veranópolis escape sem punição de uma atitude dessas.

No futebol não escapou. O Inter foi sempre superior e poderia ter vencido o jogo com mais folga, se tivesse aproveitado todas as oportunidades. Os jogadores do time da Serra até que lutaram, mas acabaram prejudicados pela própria instabilidade emocional. Não dá para tirar o mérito do Inter, que jogou melhor, mas muito dessa derrota do Veranópolis deve-se aos autores da faixa infeliz contra Leandro Vuaden.

Coragem
Não vou entrar na análise da arbitragem, pois acredito que os juízes (com raríssimas exceções) acertam e erram sempre, a favor e contra todas as equipes. Mas quero registrar aqui a coragem do árbitro Leandro Vuaden. Mesmo com toda a pressão, com reclamações sucessivas dos jogadores dos dois times, ele manteve tranqüilidade para tomar suas decisões.

Referência
Adriano vem se revelando no momento o melhor homem de frente do Inter na ausência de Nilmar. Ontem ele foi decisivo na vitória sobre o Veranópolis. Pelo que sei, já vinha fazendo ótimos treinos. É um homem de referência na área. Com ele o Inter não altera muito o esquema que utilizava com Nilmar.

Homenagem
A Seleção Brasileira se apresenta hoje em Londres, para o amistoso com a Suécia, que celebra a primeira Copa conquistada pelo Brasil. Vale lembrar que aquele Mundial foi histórico, também, porque nele surgiu o maior jogador de futebol de todos os tempos. O jogo de quarta também é uma homenagem a Pelé.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.