| 22/03/2008 03h59min
Assim como em 2007, o brasileiro Felipe Massa faturou a pole position do GP da Malásia de Fórmula-1. O piloto da Ferrari cravou 1min35s748 na melhor volta. A segunda posição ficou com o finlandês e companheiro de equipe Kimi Raikkonen, seguido pelo também finlandês Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton, ambos da McLaren, que largariam logo atrás das duas Ferrari se não fosse a punição imposta pelos comissários da prova.
A organização apurou que Kovalainen e Hamilton atrapalharam o desempenho de Fernando Alonso e Nick Heidfeld no treino que definiu o grid de largada. Com isso, o McLaren passa a ocupar a oitava e a nona posição.
Na mesma prova no ano passado, com o auxílio do
controle eletrônico de tração, a volta que garantiu a pole para Massa em Sepang
teve o tempo de 1min35s043 – cerca de 0s7 mais rápido que na atual temporada, na qual os pilotos deixaram de contar com os recursos eletrônicos para a aceleração do carro. Na corrida, entretanto, o brasileiro não teve a mesma sorte. Massa recebeu a bandeirada na quinta posição e viu Fernando Alonso vencer o GP da Malásia.
Ferrari macia, McLaren dura
Enquanto as Ferrari de Massa e Kimi Raikkonen apostaram em compostos macios para os pneus, com pouco combustível, a equipe inglesa McLaren adotou estratégia diferente: colocou Hamilton e Kovalainen na pista com pneus duros e com mais combustível, apostando em fazer mais voltas antes da primeira parada nos boxes.
Mais brasileiros
A sétima fila do grid será verde-amarela. O estreante Nelsinho Piquet vai alinhar sua Renault na 13ª posição, seguido pelo experiente Rubens Barrichello, da
Honda.
Atualizada às 9h09min