| 13/03/2008 19h45min
A Fifa anunciou nesta quinta-feira que a Copa das Confederações de 2009 será realizada entre 14 e 28 de junho em quatro ou cinco cidades da África do Sul. A competição é realizada um ano antes de cada Mundial como teste para o país anfitrião.
Outra novidade, é que os clubes serão obrigados a liberar seus jogadores apenas cinco dias antes do início da competição – o que prejudica a preparação das seleções. A comissão aprovou também um total de prêmios no valor de US$ 17,6 milhões.
Em princípio, a competição será disputada em cinco cidades sul-africanas: Johanesburgo (Ellis Park), Rustenburgo, Mangaung/Bloemfontein, Tshwane/Pretória e Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, sendo que o último local ainda passará por uma avaliação final.
Diante do aguardo da confirmação, que sairá apenas em 29 de abril, a comissão aprovou dois calendários, um com cinco sedes e outro com quatro. Em ambas, a África do Sul jogará em três sedes diferentes e disputará a partida de abertura. O sorteio dos grupos será realizado dia 22 de novembro em Johanesburgo, durante reunião com representantes das seleções participantes.
Caso a Itália, atual campeã do mundo, também vença a Eurocopa, a equipe que terminar em segundo lugar garantirá presença na Copa das Confederações.
– A Copa das Confederações é um evento de primeira classe, pois reúne os campeões das seis confederações, o atual campeão mundial e a África do Sul, anfitriã do próximo Mundial – disse o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa.
Além do Brasil, atual campeão da Copa América, África do Sul e Itália, também estão confirmados o Iraque, vencedor da Copa da Ásia, Estados Unidos, recente ganhador da Copa Ouro, e o Egito, que levou o bicampeonato da Copa Africana de Nações.
Ainda falta ser definido o representante da Europa, que sairá da Eurocopa, e da Oceania.
AGÊNCIA EFE