| 12/03/2008 23h10min
O Figueirense voltou a encostar no líder do returno, o Criciúma, após vencer a Chapecoense de virada no estádio Índio Condá por 3 a 1. Com o resultado o Figueirense chegou aos nove pontos e assumiu a segunda posição, com apenas um ponto a menos do que o Tigre. A Chapecoense continua irregular e tem apenas quatro pontos.
O jogo
A Chapecoense começou a partida com mais volume de jogo tentando valer o mando de campo para vencer o Figueira. A “pressão” inicial deu certo, e, aos 16 minutos, depois de dois escanteios seguidos a zaga do Figueira falhou e a bola sobrou para Cadu, o atacante dominou a bola com categoria e chutou na saída do goleiro Wilson para abrir o placar.
O jogo seguiu truncado e muito disputado no meio de campo. O Figueirense só chegou com perigo a meta de Nivaldo em uma falta cobrada por Rodrigo Fabri, aos 22 minutos. O meia chutou forte, o goleiro não conseguiu segurar e o zagueiro Téio mandou a bola para escanteio.
Antes do final do primeiro tempo, a Chapecoense chegou com perigo mais duas vezes com Éder. Na primeira o atacante cruzou a bola, que pegou um efeito e quase encobriu o goleiro Wilson. Na seqüência o jogador recebeu dentro da área e chutou na saída do goleiro alvinegro, que bem colocado fez uma grande defesa.
Segundo tempo
O técnico Alexandre Gallo modificou a sua equipe no intervalo da partida e voltou para o segundo tempo com o atacante Tuta e o meia Marquinho. A entrada dos jogadores mudou a postura da equipe. Aos seis minutos Felipe Santana recebeu passe de Cleiton Xavier pela esquerda, driblou o zagueiro adversário e chutou com categoria da entrada da área. A bola encontrou o ângulo esquerdo do goleiro Nivaldo e o alvinegro empatou a partida.
Aos 12 minutos o estreante Tuta apareceu na virada do Figueira. Ele dominou a bola no peito e lançou para Wellington Amorim, o atacante ganhou na corrida do zagueiro adversário e com um toque por cima deslocou o goleiro Nivaldo e fez o segundo do alvinegro.
Depois de ceder à virada o time do oeste se perdeu em campo e começou a dar espaços ao Figueirense. Com liberdade para tocar a bola o alvinegro não demorou a fazer o terceiro gol. Aos 18 minutos, o zagueiro Felipe Santana fez mais uma jogada pela direita e cruzou rasteiro. A zaga do Verdão falhou e a bola chegou até Rodrigo Fabri. O meia tocou na saída do goleiro da marca do pênalti para fazer mais um gol.
Com a partida na mão o Figueirense apenas administrou o restante da partida. O time comandado por Gallo tocava a bola e a Chapecoense não esboçava reação.
A partida só voltou a ficar movimentada nos minutos finais quando a Chapecoense tentou pressionar o Figueira. Mas, desorganizado, o time comandado por Luiz Carlos Cruz não chegou com perigo ao gol de Wilson. Antes de a partida acabar Juninho e Marquinho se agrediram antes de uma cobrança de falta e foram expulsos pelo árbitro José Acácio da Rocha.
Na próxima rodada o Figueira recebe o Brusque, no sábado, às 20h30 no estádio Orlando Scarpelli. A Chapecoense recebe o Guarani, às 16h, no domingo, ambos os jogos pela quinta rodada do estadual.