| 09/03/2008 18h08min
Num jogo em que poupou boa parte de seus titulares o Flamengo não encontrou maiores dificuldades para superar o Americano por 3 a 1 na tarde deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Thiago Sales (2) e Maxi Biancucchi marcaram os gols do Rubro-Negro, que soma seis pontos no Grupo A. Já o time campista, que teve seu gol anotado por Jessé, permaneceu com quatro pontos na classificação geral (que leva em consideração a soma dos dois turnos) e continua na zona de rebaixamento.
O primeiro tempo foi disputado num ritmo muito lento. O Flamengo sentia visivelmente a ausência de alguns titulares, poupados por causa da maratona de jogos que o time vem enfrentando. Já o Americano mais uma vez acusava a falta de qualidade de seu plantel. Para piorar a situação, o confronto foi disputado a maior parte do tempo debaixo de um sol muito forte.
Mesmo jogando em ritmo de treino o Rubro-Negro fazia prevalecer a sua maior qualidade técnica, tanto que foi o primeiro a assustar, logo aos três minutos, quando Léo Moura fez bela jogada individual e cruzou, Leandro Matera tentou cortar e quase marcou contra. A sorte dele é que o goleiro Wender estava atento e defendeu.
Mas o camisa 1 do Americano não conseguiu evitar que o Flamengo ficasse em vantagem no marcador, o que aconteceu aos 20 minutos. Egídio cobrou falta da esquerda, Thiago Sales dividiu a jogada com a defesa e pegou a sobra para chutar para o fundo do gol. O lance deixou o Americano tonto e o Rubro-Negro se aproveitou para ampliar dois minutos depois. Marcinho cruzou da direita, o goleiro falhou, Maxi Biancucchi roubou a bola e, com muita categoria, rolou para as redes.
A vantagem flamenguista serviu para esfriar ainda mais o ritmo do jogo, pois o Rubro-Negro passou a administrar o resultado. O Americano tinha sérias dificuldades na criação e assustava apenas em jogadas de bola parada, como aos 29 minutos, quando Pirão cobrou falta com violência e Bruno defendeu.
A segunda etapa começou no mesmo ritmo do primeiro tempo. O Flamengo teve a chance inicial de gol, aos cinco minutos, quando Maxi recebeu de Jônatas na área, se livrou da zaga e tentou deslocar o goleiro, mas a bola saiu. A resposta do Americano veio quatro minutos depois, num chute de fora da área de Leandro Leite, que Bruno defendeu.
O jogo era de dar sono até ao mais animado torcedor na arquibancada. O Americano bem que tentava se lançar ao ataque, mas tinha suas ações neutralizadas com enorme facilidade pela defesa rubro-negra. Já os flamenguistas cadenciavam cada vez mais a partida, esperando o tempo correr. Neste cenário um gol só sairia em jogada individual ou em erro da zaga. Essa combinação fez o Americano descontar aos 24 minutos. Jessé entrou na área costurando a defesa do Flamengo, dividiu com Jaílton, que falhou no lance, e tocou para o fundo do gol.
Mas o Flamengo mostrou que quando queria penetrava com facilidade na defesa do Americano. Joel Santana colocou em campo Souza e Renato Augusto, que não jogava desde a estréia no Estadual, se recuperando de uma lesão na face. Aos 32 minutos o próprio Renato Augusto teve participação no terceiro gol flamenguista. Ele cobrou falta pela esquerda e Thiago Sales cabeceou para marcar seu segundo tento no jogo. Depois disso o Flamengo administrou o resultado até o apito final.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. O Flamengo recebe o Mesquita, às 19h30min(de Brasília), no Maracanã, enquanto o Americano, em Campos, pega o Cardoso Moreira, às 15h.
GAZETA PRESS