| 09/03/2008 10h43min
Após sofrer o abalo de uma derrota na Copa Libertadores no meio de semana, o Flamengo se volta novamente para o Campeonato Carioca. Neste domingo, o Rubro-negro duela com o Americano, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, em partida válida pela segunda rodada da Taça Rio. O time da Gávea soma três pontos no grupo A, enquanto a equipe campista segue sem nenhum no grupo B. Como campeão da Taça Guanabara, o Flamengo pode evitar uma final de Carioca caso vença também o segundo turno.
Para buscar o título antecipado, o Flamengo sabe que uma vitória neste domingo será importante para o time dentro de sua chave. Além disso, também espera que o resultado positivo possa afastar a frustração que ameaçou tomar conta do clube após o tropeço na Libertadores. Por isso, a ordem é partir para cima do Americano.
“O Campeonato Carioca é uma competição muito importante e entramos sempre para vencer. Esperamos que o time possa ter uma boa atuação, jogaremos diante de nossa torcida e temos a obrigação de buscar o resultado”, afirmou o técnico Joel Santana.
E realmente, no Maracanã, o Flamengo tem mostrado força desde que Joel Santana assumiu o time, no ano passado. Com o treinador à beira do campo, o Rubro-negro venceu 21 de seus 26 jogos no estádio, empatando três e perdendo os outros dois, contando compromissos do Brasileiro de 2007 também. Neste ano, o Flamengo só perdeu para o Fluminense no Maracanã, em partida que utilizou uma formação reserva.
Quem não poderá ajudar o Flamengo neste domingo é o atacante Obina. Na última quarta-feira, o jogador foi suspenso pelo TJD, por atitude antidesportiva no clássico contra o Fluminense, ainda pela Taça Guanabara. Joel deverá aproveitar a partida também para dar ritmo a alguns jogadores como o volante Jônatas e o meia Marcinho. A escalação só será divulgada nos vestiários do Maracanã.
Para se recuperar da derrota na primeira rodada da Taça Rio, o Americano deverá ter mudanças para o jogo deste domingo. A começar pela estréia de Leandro Matera, reforço contratado para o segundo turno. Já o lateral-direito Ivan volta ao time campista.
Para efetivar essas mudanças, o técnico Válter Ferreira decidiu sacar Pirão e Rondinelli do time que foi derrotado pelo Duque de Caxias. “Não estamos em um bom momento no Estadual, mas é hora de manter a calma e acreditar que estamos fazendo a coisa certa”, afirmou o treinador.
Já o zagueiro Ciro pede mais atenção ao seu time, tanto no ataque como na defesa. “Neste último jogo, tivemos várias oportunidades de marcar e não marcamos. Depois acabamos tomando um gol de contra-ataque e perdemos a partida.”
GAZETA PRESS