| 08/03/2008 09h59min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou sexta-feira à noite a Havana para uma visita não anunciada ao novo chefe de Estado cubano, Raúl Castro, informaram hoje veículos de comunicação oficiais de Cuba. O governante venezuelano foi recebido no aeroporto por Raúl Castro, pelo vice-presidente, Carlos Lage, e pelo ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque.
Chávez viajou para Cuba a partir da República Dominicana, onde participou da 20ª Cúpula do Grupo do Rio, na qual na sexta-feira foi resolvido o conflito entre Colômbia, Equador, Venezuela e Nicarágua. O presidente venezuelano chegou com seu ministro de Assuntos Exteriores, Nicolás Maduro, e outros integrantes do gabinete.
É a primeira visita de um governante latino-americano a Cuba desde que o general Raúl Castro, de 76 anos, assumiu a Presidência do país em 24 de fevereiro, em substituição a seu irmão mais velho Fidel, de 81, que renunciou após quase meio século no poder.
Havia
sido anunciado que o presidente
equatoriano, Rafael Correa, chegaria a Havana na última segunda-feira para participar de um fórum sobre globalização ao qual também estava convidado o chefe de Estado boliviano, Evo Morales, mas o primeiro cancelou a viagem pelo conflito com a Colômbia e o segundo pela crise política em seu país.
O primeiro líder que se reuniu com Raúl Castro desde que assumiu o poder foi o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, na última segunda-feira.