| 06/03/2008 18h09min
Com o final da quinta rodada do Pré-Olímpico masculino de pólo aquático em Oradea, na Romênia, as seleções da Alemanha e da Grécia conquistaram duas das quatro vagas em Pequim-2008 que a competição oferece. Nesta quinta, as equipes venceram o último jogo da fase classificatória e terminaram em primeiro lugar de seus grupos, o que as garantiu nos Jogos.
Em partida emocionante pelo primeiro lugar da Chave A, os alemães empataram em 5 a 5 com a Itália, o que lhes proporcionou a liderança da fase inicial, além do passaporte para Pequim. Já os italianos terminaram a etapa em segundo lugar, e terão de brigar com Canadá, Romênia e Rússia por uma das duas vagas restantes.
Já a seleção da Grécia manteve-se invicta durante toda a primeira fase do Pré-Olímpico. Nesta quinta, os gregos bateram a equipe da Rússia, com quem lutavam pela primeira colocação da Chave B, por 8 a 6. O resultado carimbou o passaporte grego para a China, enquanto prolongou a luta da Rússia – bronze em Atenas-2004 – pela vaga olímpica.
Pertencente à mesma chave da Grécia, a Romênia terminou a fase de classificação na segunda posição do grupo, ultrapassando os russos, que ficaram em terceiro. Os donos da casa venceram a seleção do Cazaquistão por 19 a 2 e mantiveram-se vivos na disputa por um lugar nos Jogos.
Também com motivos para comemorar, o Canadá derrotou os mexicanos por 18 a 6. Assim, a equipe finaliza a campanha inicial na terceira colocação do Grupo B, o que possibilitou aos canadenses permanecerem brigando para estar no maior evento esportivo do mundo.
Duas partidas completaram a quinta rodada da competição. Pelo Grupo A, o Brasil perdeu para a Eslováquia por 12 a 6 e encerra sua participação na fase classificatória em quinto lugar, à frente somente dos cazaques. Enquanto pela Chave B, a Macedônia venceu o Irã por 11 a 6, terminando na quarta colocação de seu grupo.
Com os resultados desta quinta, Alemanha e Grécia partem direto para as semifinais, que acontecerão na próxima segunda, enquanto as segundas e terceiras colocadas ainda se enfrentarão para definir quem avança na competição. Já o Brasil ainda jogará nesta sexta contra o México, último colocado da Chave B, para tentar escapar de amargar a 12ª colocação geral do Pré-Olímpico.
GAZETA PRESS