| 05/03/2008 11h00min
As dezenas de milhares de trabalhadores que até 2012 participarão da construção das instalações para os Jogos Olímpicos de Londres deverão submeter-se a estritos testes biométricos para garantir a segurança do projeto, segundo publica hoje o jornal The Times.
De acordo com o periódico, a partir de junho, quando começam as obras principais, os trabalhadores terão que passar diariamente por sofisticados controles com tecnologia biométrica, que incluirão a leitura de traços do rosto e impressões digitais. Calcula-se que, no auge das obras, por volta de 2010, cerca de 10 mil operários podem chegar a passar pelos controles, em uma das operações de segurança mais amplas e caras para um projeto de construção no Reino Unido.
Além do sistema de segurança biométrico, que poderia inclusive ser aplicado aos espectadores, a polícia londrina planeja instalar meio milhão de câmeras de circuito fechado nos arredores da zona olímpica. Estas medidas de controle, incluídas em uma
estratégia de segurança com um
orçamento de 354 milhões de libras (467 milhões de euros), foram criticadas por sindicatos e grupos defensores das liberdades civis, que temem uma invasão da privacidade, caso os dados pessoais arquivados cheguem às mãos de terceiros.