| 27/02/2008 10h21min
A má fase parece não acabar para Marat Safin. Após se recuperar de lesão que o deixou fora de combate desde o Aberto da Austrália, o russo escolheu o Torneio de Memphis para fazer seu retorno ao circuito mundial. Na madrugada desta terça-feira, Safin até realizou partida equilibrada, mas acabou eliminado pelo sueco Thomas Johansson.
Cabeça-de-chave número seis do evento, Johansson aplicou duplo 7/6 abusando dos saques vencedores – foram 18 em 1h41min de jogo. Nas quebras de serviço, muita paridade: apenas uma para cada lado. Neste sentido, Safin teve grande chance no segundo set quando pulou na frente em 3 a 1, mas permitiu a reação do rival no oitavo game daquela parcial.
Agora, Johansson, que na 54ª posição do Ranking de Entradas está 11 à frente de Safin, empatou o confronto direto por 3 a 3. O retrospecto entre os dois inclui uma final de Grand Slam em 2002, quando o sueco levou a melhor se sagrando campeão do Aberto da Austrália. Nas oitavas-de-final em Memphis, Johansson encara o australiano Chris Guccione.
Outros resultados
Nas outras partidas que completaram a rodada em solo norte-americano, o local Mardy Fish precisou de três sets para eliminar o compatriota Bobby Reynolds, oriundo do qualificatório. Em 1h59, Fish aplicou 6/7 (3), 6/4 e 6/2, com 16 aces anotados.
Tentando retornar à fase que o colocou na 17ª posição da ATP em 2004 (atualmente é apenas o número 94), o norte-americano deve encontrar o amigo Andy Roddick. Grande favorito ao título, o sexto melhor tenista do mundo só estréia nesta quarta-feira, diante do qualifier Gilles Muller, de Luxemburgo.
Outro representante da casa, Donald Young também conseguiu a primeira vitória. O adolescente de 18 anos teve sua tarefa facilitada, pois James Blake, que seria seu adversário, desistiu do torneio em razão de uma contusão. O substituto de Blake na chave foi outro norte-americano, Sam Warburg, que caiu por duplo 6/4. Nas oitavas, Young, 102º colocado da ATP, enfrenta o colombiano Alejandro Falla.
Em outra partida de primeira rodada encerrada, o alemão Benjamin Becker, 112º do mundo, venceu o belga Kristof Vliegen por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (1). Becker realizará agora duelo entre compatriotas com Tommy Haas, terceiro pré-classificado em Memphis.
GAZETA PRESS