| 26/02/2008 14h19min
Tenista de melhor ranking entre as que entram em quadra na primeira rodada do Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes, a russa Anna Chakvetadze precisou de três sets para passar pela estréia. A sexta melhor tenista do mundo realizou o confronto mais esperado do dia contra a polonesa Agnieszka Radwanska, vencendo com parciais de 6/2, 2/6 e 6/4.
Devido à grande quantidade de tenistas de ponta inscritas na chave principal, Radwanska, 19ª colocada no Ranking da WTA, precisou furar o qualifyng. Com a derrota na primeira rodada, a polonesa encerra uma série de bons resultados, que incluiu uma semifinal em Doha, na semana passada.
Campeã do Torneio de Paris, no início de fevereiro, Chakvetadze enfrenta nas oitavas-de-final outra pedreira, a compatriota Dinara Safina, que havia batido nesta segunda-feira a tunisiana Selima Sfar.
Vaidisova avança
Número 14 do mundo, Nicole Vaidisova também estreou com vitória em Dubai. A tenista da República Tcheca passou fácil pela qualifier japonesa Aiko Nakamura: 6/3 e 6/0. Agora, a tenista encontra a terceira pré-classificada Ana Ivanovic, que, como entrou de bye, estréia apenas nas oitavas.
Já Nadia Petrova, 14ª colocado no ranking, não teve a mesma sorte e decepcionou novamente. A russa que já havia caído na primeira rodada em Doha, Paris, Sydney e Gold Coast (todos os eventos disputados em 2008) foi eliminada pela eslovena Katarina Srebotnik, que aplicou duplo 6/4. Ela encontra nas oitavas a favorita Justine Henin.
Do mesmo modo que as outras favoritas, a cabeça-de-chave número dois Svetlana Kuznetsova também conheceu sua primeira rival, que saiu do confronto entre a tcheca Lucie Safarova e a japonesa Ai Sugiyama. Ao final, melhor para Safarova, que venceu por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 6/2.
A primeira pré-classificada eliminada em Dubai foi Marion Bartoli. Ocupando a nona posição na WTA, a francesa colecionou sua terceira derrota em estréia nesta temporada (já havia caído prematuramente no Aberto da Austrália e em Doha) ao perder para Francesca Schiavone: 6/1, 6/7 (5) e 6/1. A italiana enfrenta nas oitavas a austríaca Sybille Bammer, que aplicou 7/6 (3) e 6/3 para cima da russa Ekaterina Makarova.
GAZETA PRESS