| 21/02/2008 18h46min
O tenista catarinense Gustavo Kuerten teve confirmado nesta quinta-feira o convite para disputar a chave principal do Masters Series de Miami, de 26 de março a 6 de abril, em sua segunda escala na turnê de despedida das quadras.
Guga havia selecionado o campeonato e teve o seu pedido atendido pelos organizadores do torneio, considerado o mais importante do calendário da ATP após os quatro que formam o Grand Slam (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).
"O torneio sempre foi especial para mim, não só pelos resultados que tive, mas pela relação que criei com todo o pessoal do campeonato e com o público também. É o torneio fora do Brasil que mais tem brasileiros, pela facilidade de ser perto de casa e por ter uma grande população morando em Miami" disse Guga por meio de sua assessoria de imprensa.
Foi em Miami que Guga teve um dos melhores desempenhos de sua carreira. No torneio de 2000, ele superou o americano Andre Agassi, então
número um do mundo, por 6/4 e 6/1 na
semifinal, caindo depois para Pete Sampras (número dois da ATP então) na final por 6/1, 6/7(2-7), 7-6(7-5) e 7-6(12-10).
"Perdi o jogo, mas foi marcante disputar uma final nos Estados Unidos contra o Sampras e foi a partir daquele torneio que eu comecei a me sentir competitivo com os melhores do mundo em quadra rápida", afirmou Guga, lembrando em seguida do melhor ano de sua carreira: "Mais para frente, ganhei o meu primeiro título na rápida, em Indianápolis e terminei o ano ganhando a Masters Cup, em Lisboa e como número um do mundo."
Guga já iniciará sua preparação para o torneio com o técnico Larri Passos na semana que vem, em Camboriú. Depois de Miami, Guga planeja jogar o Challenger de Santa Catarina, em Florianópolis, os Masters Series de Monte Carlo, Roma ou Hamburgo e encerrar a carreira em Roland Garros, torneio que venceu três vezes (1997, 2000 e 2001) e que o levou a estar entre os grandes da história do tênis.