| 17/02/2008 18h47min
Em um jogo com defesas incríveis, o Social conseguiu uma vitória muito importante e até mesmo heróica sobre o Atlético-MG. O time do Vale do Aço jogou com um a menos por 50 minutos e contou com uma atuação excelente do goleiro Ronaldo para vencer por 1 a 0.
Antes do início da partida, o atacante Marques foi homenageado pela diretoria atleticana. Recebeu uma placa comemorativa ao seu aniversário de 35 anos, completos nessa semana.
No primeiro tempo, jogo de ataque contra defesa. O Atlético-MG pressionou muito o time do Social, impediu qualquer atividade ofensiva do Saci e esbarrou na excelente partida que fazia o goleiro Ronaldo. Foram várias defesas em que o camisa 1 salvou a meta.
Aos nove minutos, Éder Luís fez uma boa jogada pela direita e passou a bola para Gérson, o meia bateu e Ronaldo buscou no cantinho. Aos 20, nova defesa de Ronaldo. Rafael Miranda recebeu na lateral e cruzou. Marinho cabeceou bem e obrigou o camisa um do Saci a praticar mais difícil defesa.
Aos 22, Danilinho faz bela jogada individual e Ronaldo se esforçou todo para evitar que a bola entrasse no canto direito. Quatro minutos depois, Renan arriscou de muito longe e obrigou o goleiro a fazer outra excelente defesa. Quando não era o arqueiro, era a zaga do Social que isolava a bola para longe, tentando se safar do perigo.
Na cobrança de escanteio, aos 36 minutos, foi a vez de Marcos perder a sua chance. Ele cabeceou forte e, mais uma vez, Ronaldo salvou o Saci, defendendo em cima da linha. Com a partida caminhando para o fim, e o Atlético perdendo muitos gols, a torcida começou a gritar o nome de Marques.
Mesmo assim, Geninho preferiu não fazer a alteração, mesmo na volta do intervalo. Logo aos cinco minutos de jogo, o volante Alex foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Com um jogador a mais, o Galo pressionava ainda mais.
Quando a torcida atleticana comemorava que Marques iria entrar no jogo, quem comemorou mesmo foi Conrado, do Social. Ele arriscou de muito longe e encobriu o goleiro Édson que estava adiantado. Um golaço e Social 1 a 0.
Com Marques no jogo, as jogadas ofensivas do Atlético começaram a fluir com mais naturalidade. Os jogadores alvinegros buscavam o atacante a todo momento, e, nas laterais do campo, ele infernizava a zaga do Saci.
Aos 13 minutos, Marques cruzou, Marcos cabeceou firme e no canto, mas Ronaldo evitou o gol. Aos 20, Danilinho desceu em velocidade pela direita e cruzou. Vanderlei chutou forte, a bola desviou na marcação e saiu pela linha de fundo. Com a experiência de 32 anos, o goleiro do Social caiu na área e pediu atendimento médico.
Mesmo assim o jogo não esfriou. Com o Atlético todo no campo de ataque, abriam-se espaços no setor defensivo para as investidas do Social. O time do Vale do Aço arriscava muito de fora da área e não aproveitava os buracos na defesa alvinegra.
Aos 23 minutos, Marques disparou na lateral direita e dividiu com Ronaldo. O atacante conseguiu pegar a sobra, e cruzou. Vanderlei cabeceou com o goleiro batido, mas Renê, salvou em cima da linha. Aos 25 minutos, quase uma repetição do lance anterior. Danilinho recebeu um excelente passe e tocou na saída do goleiro, novamente o zagueiro Renê salvou em cima da linha.
Dois minutos depois, a estrela de Ronaldo voltou a brilhar. Ele fez outra excelente defesa em um chute cruzado de Vanderlei. O Social quase não tinha mais poder ofensivo. Todos os jogadores do time do Vale do Aço permaneciam no campo de defesa para segurar a vitória de forma até mesmo, heróica. Aos 37 minutos, Rafael Miranda mandou uma bomba da intermediária e Ronaldo mandou para escanteio.
Aos 42 dois minutos, o desespero do Atlético em marcar ficou evidente em um lance de Leandro Almeida. No cruzamento, quando não conseguiu cabecear, colocou a mão na bola, tentando desviar para o gol, e foi advertido com o cartão amarelo.
Dois minutos depois, Danilinho escapou pela direita, driblou dois zagueiros e mandou uma bomba, quando não conseguiu chegar na bola, o arqueiro contou com a sorte, e foi salvo pela trave. No rebote a bola tocou no zagueiro Eleílson e Ronaldo salvou em cima da linha.
No último minuto de jogo, o Social partiu em contra-ataque, mas Jackson foi derrubado por Márcio Araújo, que recebeu cartão amarelo. Na cobrança, Neguinho isolou a bola.
GAZETA PRESS