| 17/02/2008 15h10min
Numa final emocionante, decidida no set desempate pela diferença mínima de dois pontos, Ricardo e Emanuel bateram Pedro Solberg e Harley por 2 a 1 (20/18, 13/18 e 15/13) e conquistaram a etapa de abertura do circuito brasileiro de vôlei de praia de 2008. A decisão levantou as arquibancadas da arena de Xangri-Lá, litoral norte do Rio Grande do Sul, pelo excelente nível técnico e alternância das equipes no placar. Franco e Pedro Cunha ficaram em terceiro com a vitória sobre Adriano e Fabiano por 2 a 0 (20/18 e 18/13).
Pedro Solberg e Harley vinham de vitórias sobre os tetracampeões mundiais e medalhistas de ouro olímpicos nos encontros anteriores no ano passado em São Petersburgo (Rússia) e Salvador. E estiveram a ponto de superá-los novamente, mas a sorte estava do outro lado da quadra.
– Em jogo de alto nível é assim mesmo, um erro acaba custando caro – comentou Harley, aborrecido com o saque para fora no penúltimo ponto e um ataque confuso que permitiu o contra-ataque de Emanuel decretando o fim da partida – O que consola é saber onde falhamos e que podemos melhorar.
Talvez o atleta com maior alcance de bola no vôlei de praia brasileiro na atualidade, Pedro Solberg voltou a exibir todo o seu repertório de levantadas precisas, bloqueio poderoso e cortadas sem defesa. A decepção estampada no rosto pelo resultado só foi compensada pela certeza que Ricardo e Emanuel precisaram jogar tudo o que sabem para chegar ao título.
– Mérito para eles, que estiveram muito bem. Os detalhes que fizeram a diferença foram tão pequenos que sequer é possível creditar nossa derrota a eles. Saímos de uma quase derrota no segundo set, fomos buscar a virada e o tie break foi pau-a-pau. De qualquer forma, foi um resultado honroso, até porque neste momento estamos procurando aprimorar a parte física – lembrou.
Pedro Solberg e Harley comandaram o marcador até o 13º ponto do primeiro set, quando Ricardo e Emanuel conseguiram passar à frente e fechar em 20/18. No segundo, depois do mesmo início equilibrado, Pedro Solberg e Harley saíram de 11/13 para marcar sete pontos consecutivos e liquidar a fatura. No terceiro, as duplas não conseguiam vantagem superior a um ponto, até que Ricardo e Emanuel anotaram 13/11 e o jogo parecia liquidado. No entanto, com dois bloqueios, Pedro Solberg empatou novamente. Um saque errado de Harley e um contra-ataque desperdiçado definiram a vitória dos campeões pan-americanos no Rio de Janeiro.
Olimpíada de Pequim
Atual Rei da Praia, Emanuel admitiu que a maior experiência do seu time foi fundamental.
– Ainda é começo de temporada e as duplas estão se acertando. Manter o equilíbrio foi importante contra uma dupla jovem e que tem um voleibol de muita forte. Foi uma grande decisão – comentou.
Ricardo e Emanuel comandam a corrida pelas duas vagas brasileiras na Olimpíada de Pequim em agosto e Pedro Solberg-Harley ocupam a terceira posição, ainda com chances reais de representar o Brasil na China. As duplas podem se encontrar novamente no próximo final de semana na Praia de Canasvieiras, em Santa Catarina, onde a segunda etapa será aberta na quinta-feira.