| 17/02/2008 10h15min
O presidente do Parlamento kosovar, Jakup Krasniqi, convocou formalmente os 120 deputados da Assembléia da província sérvia para uma sessão extraordinária neste domingo. A sessão foi marcada para às 15h - 11h no horário de Brasília - e nela espera-se que Kosovo declare sua independência em relação à Sérvia.
Além disso, a Câmara deverá dar seu sinal verde aos símbolos do novo país, que contará com uma soberania limitada e tutelada, segundo o estabelecido no plano do mediador internacional Martti Ahtisaari. A decisão foi tomada após uma reunião da Presidência do Parlamento e dos líderes dos grupos parlamentares, após uma solicitação apresentada pelo primeiro-ministro, Hashem Thaçi, e pelo presidente kosovar, Fatmir Sejdiu.
Segundo o protocolo estipulado, será o próprio Thaçi, um ex-líder guerrilheiro, que lerá a declaração da independência diante dos deputados, que depois será votada. Em seguida, haverá a votação sobre os símbolos, a bandeira e o emblema escolhidos entre mais de 1.500 propostas.
EFE
Nas ruas, o povo já cola cartazes que dizem: "Bem-vindo a um país recém nascido, Kosovo"
Foto:
Vassil Donev, EFE