| 15/02/2008 14h15min
O candidato presidencial da situação, o vice-primeiro-ministro Dmitri Medvédev, colocou nesta sexta-feira quatro grandes prioridades e sete tarefas para a Rússia, ao expor os principais pontos de seu programa.
— Devemos nos concentrar nas instituições, nas infra-estruturas, nas inovações e nos investimentos — disse Medvédev em um discurso em um fórum econômico realizado na cidade siberiana de Krasnoyark.
O candidato, citado pela Agência Interfax, ressaltou que é preciso superar o niilismo em relação à Justiça, diminuir as barreiras burocráticas, reduzir os impostos, transformar o rublo em uma moeda de reserva regional, modernizar as infra-estruturas de energia e de transporte, garantir as bases de um sistema nacional de inovação e cumprir um programa de desenvolvimento social.
Medvédev, favorito para as eleições presidenciais de 2 de março, indicou que nos próximos anos uma das principais tarefas é garantir a independência do sistema judiciário dos
demais poderes do Estado.
O
vice-primeiro-ministro ressaltou que a Rússia deve criar um sistema financeiro poderoso e aberto, para que futuramente possa se transformar em um dos "pilares da estabilidade financeira do mundo".
Medvédev também indicou que a liberdade deve ser o princípio básico da política do Estado.
— Nossa política deve se basear em um princípio que acredito ser importantíssimo para o funcionamento de todo Estado moderno que tenta conseguir padrões de vida: a liberdade é melhor que a falta de liberdade — disse ele.
O candidato afirmou que se refere "à liberdade em todas suas manifestações: pessoal, econômica e, por último, de expressão".
Medvédev acrescentou que a corrupção é a "mais grave doença que aflige a nossa sociedade".
— É preciso desenhar e iniciar um plano nacional de luta contra a corrupção — ressaltou.
Ao concluir seu discurso, o vice-primeiro-ministro pediu que a oportunidade que tem hoje
a Rússia para melhorar radicalmente sua situação econômica não seja
desperdiçada.
— Hoje para nós é extraordinariamente importante ter um desenvolvimento estável e sustentável — disse o candidato presidencial.
Medvédev foi proclamado candidato à Presidência pelo principal partido Rússia Unida, que apoia o governo atual, com o respaldo do atual presidente russo, Vladimir Putin.
Outros três candidatos também participam das eleições: o comunista Gennady Zyuganov, o ultranacionalista Vladimir Jirinovski e Andrei Bogdanov, um político até agora quase desconhecido.