| 14/02/2008 10h19min
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira que Moscou apontará seus mísseis a todo país europeu que acolha em seu território elementos do sistema antimísseis americano, que apresenta uma ameaça para a segurança da Rússia.
— Nosso Estado-Maior militar considera que esse sistema ameaça nossa segurança nacional. Caso apareça (nas proximidades das fronteiras russas), seremos obrigados a tomar as medidas adequadas e a apontar nossos mísseis às instalações que nos ameaçam — disse Putin em entrevista coletiva no Kremlin.
O líder russo afirmou que suas palavras se referem tanto à República Tcheca e à Polônia, que podem receber elementos do escudo antimísseis dos Estados Unidos, como à Ucrânia, cujo governo reivindica a entrada na Otan.
Ao mesmo tempo, o presidente russo ressaltou que seu país não pretende "apontar seus mísseis sem necessidade extrema" e que, em todo caso, seria uma "resposta" aos planos dos EUA de instalar um radar na
República Tcheca e uma base de
foguetes interceptores na Polônia.
Segundo Putin, os EUA quando planejaram a instalação de elementos de sua defesa no Leste Europeu nem sequer consultou à Otan e só iniciaram conversas com a Aliança depois que a Rússia se opôs taxativamente ao desdobramento desse sistema.