| 14/02/2008 19h49min
O velejador brasileiro Robert Scheidt garantiu vaga nas disputas da classe Star dos Jogos Olímpicos de Pequim ao vencer a Seletiva Brasil de Vela, na Baía de Guanabara, ao lado de Bruno Prada. Atual campeã mundial, a dupla conseguiu um primeiro e um terceiro lugares nas duas regatas desta quinta. Os dois têm apenas 22 anos perdidos em 12 provas, e não podem mais ser alcançados pelos segundos colocados Lars Grael e Marcelo Jordão nesta sexta, o último dia de disputas.
Aos 34 anos, Scheidt vai a uma Olimpíada pela quarta vez, e tenta ser o primeiro a conquistar três ouros na história do país – venceu Atlanta-1996 e Atenas-2004, ambas na classe Laser. Prada fará sua estréia nos Jogos. Aos 36 anos, ele foi medalha de bronze na classe Finn no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999.
Patrícia Freitas também vai a Pequim
Também nesta quinta, Patrícia Freitas, de apenas 17 anos, garantiu a vaga na classe RS:X feminina. Ela liderou as disputas durante toda a seletiva, terminando com apenas 19 pontos perdidos. O segundo lugar ficou com Patrícia Castro, medalha de prata na disputa da classe no Pan do Rio.
Outros garantidos em Pequim são Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina; Fernanda Oliveira e Isabel Swan, na 470 feminino; André Fonseca e Rodrigo Duarte, no 49er, e Fábio Pilar e Samuel Albrecht, no 470 masculino. A vaga da classe Finn será decidida nesta sexta.
AGÊNCIA EFE