| 13/02/2008 18h15min
O Juventude começou sua 11ª participação na Copa do Brasil com empate em 0 a 0 com o Linhares, na tarde desta quarta-feira, no interior capixaba. Com o resultado, o time caxiense precisa vencer a partida de volta, dia 27, para passar à segunda fase.
Empate com gols classifica a equipe capixaba. Outro 0 a 0 leva a definição da vaga para os pênaltis. O jogo será disputado no Estádio Centenário, do Caxias, pois o gramado do Alfredo Jaconi está sendo trocado, e com portões fechados, em função de uma punição referente à Copa do Brasil do ano passado.
O jogo foi disputado sob calor de mais de 30ºC e vento forte no pequeno Estádio Joaquim Calmon, em Linhares (ES). Aos 24 minutos do segundo tempo, o árbitro fluminense Frederico Moreira parou o jogo durante dois minutos para que os jogadores pudessem se hidratar.
— Esperava um pouco mais. A equipe sentiu demais o calor insuportável, um calor úmido, e o vento dificultou o trabalho de bola. No segundo tempo,
tivemos alguns chances, mas não
definimos, o que já está me preocupando — avaliou o técnico Edson Gaúcho.
Com a boa estréia de Márcio Alemão na zaga, o Juventude correu poucos riscos. Porém, foram raras as oportunidades de definir o jogo e a classificação. A melhor chance foi dos donos da casa: aos 19 minutos da etapa final, o atacante Wilker arriscou de fora da área e a bola bateu no travessão do goleiro Michel Alves.
— Tivemos dificuldades. O importante é que não sofremos gol. Agora vamos resolver em Caxias — destacou Michel Alves.
O vice de esportes José Antônio Boff considerou o rendimento aquém do esperado, mas ressalvou as condições adversas enfrentas em Linhares:
— Melhor seria empatar com gol fora. Mas, com as dificuldades do campo e do calor, ficou de bom tamanho. Vamos matar em casa, é nossa obrigação — afirmou o dirigente.