| 12/02/2008 17h06min
O Flamengo inicia nesta quarta a sua trajetória na edição de 2008 da Taça Libertadores da América, enfrentando fora de casa o Coronel Bolognesi, do Peru, pela primeira rodada do grupo 4. O time comandado por Joel Santana chega à cidade de Tacna, no desértico sul peruano, disposto a fazer uma campanha melhor que a da Libertadores de 2007, quando chegou às oitavas-de-final e acabou eliminado pelo Defensor (URU). Embalado pelo terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e pela boa campanha na atual Taça Guanabara — apesar da humilhante derrota de 4 a 1 para o Fluminense no último domingo —, o time confia na força de seu grupo para alcançar uma vitória como visitante na partida que começa às 21h45min de Brasília.
Na partida desta terça, o técnico Joel Santana deve manter a base da equipe que vem atuando no Campeonato Carioca, com Bruno no gol, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim na zaga, Leonardo Moura e Juan nas laterais, e um meio de campo com muito poder de marcação, formado por Jaílton,
Jônatas,
Ibson e Toró. A principal novidade pode aparecer no ataque, onde Diego Tardelli, que jogou muito bem nas oportunidades que recebeu, pode barrar o meia Marcinho para começar a partida ao lado de Souza.
A expectativa é que o primeiro adversário do clube carioca no grupo 4 da Libertadores — que também conta com Nacional (URU) e Cienciano (PER) — não deve oferecer muitas dificuldades. Apesar de ter vencido a última edição do Torneio Clausura do Campeonato Peruano, o Coronel Bolognesi possui um elenco modesto e pouco experiente, comandado pelo ex-zagueiro da seleção peruana Juan Reynoso. A expectativa é que a equipe peruana entre em campo com o esquema 3-5-2, tendo como destaques os atacantes Gonzales Vigil e Junior Ross, e o meia Vásquez, todos jovens e recentemente convocados para a seleção do Peru.
Assim como outras equipes menos conhecidas, o Coronel Bolognesi, que estréia na Libertadores, deseja surpreender seus adversários mais famosos. No entanto, chegará à partida
de amanhã carregando nas
costas o peso de uma péssima pré-temporada no México contra times locais: empates de 0 a 0 com o Cruz Azul e o San Luis e derrota de 3 a 0 para o Pumas.
CORONEL BOLOGNESI
Penny; Balbín, Ostersen e Chumpitaz; Vásquez, Uribe, Ramírez, Ísmodes e Ross; Casas e Gonzales Vigil. Técnico: Juan Reynoso.
FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Diego Tardelli (Marcinho) e Souza. Técnico: Joel Santana.
Árbitro: Mauricio Reinoso (EQU)
Horário: 21h45min (de Brasília)