| 12/02/2008 15h14min
Com ondas de 1,5m de altura, a 23ª edição do Hang Loose Pro Surf, tradicional etapa do WQS, começou na manhã desta terça-feira, dia 12, em Fernando de Noronha (PE). As disputas iniciaram às 8h30min e prosseguiram até as 13h30min, quando a maré cheia começou a prejudicar a formação das ondas.
Até a paralisação, após a 11ª bateria da primeira fase, o cearense Márcio Farney encabeçava a lista de recordes do campeonato somando 15 pontos com um 8 no melhor tubo que pegou, mesma nota depois recebida pelo paulista Gabriel Medina e pelo surfista de Fernando de Noronha, Hudson Felipe. Não existe previsão de grandes ondas para esta semana, mas os tubos apareceram em praticamente todas as baterias no dia de estréia da competição.
— O mar está bom, o vento leste está proporcionando boas esquerdas e as direitas, umas abrem, outras não. Está bem divertido, tem onda para todo mundo e deve melhorar durante a semana. Não vai ter aqueles tubões, mas isso não vai prejudicar o show que é este campeonato — analisou Sávio Carneiro, que venceu o confronto que inaugurou oficialmente o evento.
Com a vitória na primeira bateria, Carneiro vai enfrentar o atual líder no ranking do WQS 2008, o norte-americano Patrick Gudauskas, que que esteve na Cacimba do Padre para acompanhar o início da competição.
— Este é o primeiro grande evento internacional para mim e estou muito feliz de estar aqui de novo. Comecei bem o ano, vencendo a primeira etapa nos EUA e Fernando de Noronha é um lugar lindo, já é a terceira vez que venho prá cá e dessa vez estou com meus dois irmãos (Dane e Tanner). Espero que a gente possa se dar bem neste campeonato que conta com muitos surfistas bons — falou Patrick Gudauskas.
O próximo desafio de Sávio Carneiro (foto) é o norte-americano Patrick Gudauskas, atual líder no ranking do WQS
Foto:
Nilton Santos, ASP South America