| 12/02/2008 03h47min
Foi no técnico Renato Portaluppi o último abraço de Soares na despedida do Fluminense. Nada mais justo. Foi preciso o aval do herói do Mundial de 1983 para que o atacante de 22 anos pudesse se apresentar ao Grêmio. Como participou da pré-temporada no Rio, Soares está pronto para estrear. O que pode acontecer contra a Ulbra, domingo, em Canoas.
Mesmo contando com Dodô, Leandro Amaral e Washington, Renato não pretendia liberar o jogador, que também interessava a Cruzeiro, Goiás e Atlético-PR. Só concordou por ser para o Grêmio, em negócio realizado pelos ex-jogadores e hoje empresários Paulo Roberto, o "Coelhinho", e Cláudio Taffarel. As tratativas haviam se iniciado no final do ano passado.
— Fui me despedir dele domingo, antes do Fla-Flu — disse Soares, ontem, na apresentação.
Com a autoridade de quem deu ao Grêmio o maior título de sua história, Renato brincou com o jogador. Recomendou que o procure, caso enfrente algum problema no novo clube.
— Aprendi muito com o
Portaluppi. Uma das principais lições é não jogar de costas para os zagueiros e explorar minha velocidade. Espero colocar isso em prática aqui — contou o atacante.
A identificação com o Grêmio não se restringe ao apadrinhamento de Renato. Soares é casado com a gaúcha e gremista fanática Lisânia. Eles se conheceram em Florianópolis, nos tempos de Figueirense, e casaram no ano passado, no Rio. A família de Lisânia é vizinha do Olímpico: mora na Azenha.
— Ela é gremista doente. Uma vez, dei de presente uma camiseta do Inter, que tinha trocado após um jogo. Ela jogou no lixo — sorriu.
Jogador passou fome e dormiu sobre toalha em Londrina
Nascido em Manaus, Soares jogou pouco tempo no Amazonas. Descoberto por um empresário paranaense, foi trazido para o Atlético Londrinense. Foi um período difícil. O atacante conta ter passado fome e dormido sobre uma toalha no chão. Trocou o Atlético pelo Londrina. Foi o último estágio antes do
Figueirense, em 2006. Aos 20 anos, despontou. No
Brasileirão daquele ano, marcou 13 gols.
A vinda para o Olímpico representa a oportunidade de recuperar o bom futebol dos tempos de Figueirense. Em 2007, uma lesão muscular sofrida em meio à Copa do Brasil o deixou quase três meses sem atuar. Quando voltou, o ataque estava preenchido, ele só aparecia nos minutos finais das partidas..
Ficha técnica:
Nome: Hiziel Souza Soares
Posição: Atacante
Naturalidade: Manaus (AM)
Nascimento: 16/05/85
Altura: 1m75cm
Peso: 68kg
Clubes que passou: Figueirense (SC) e Fluminense (RJ)