| 11/02/2008 18h13min
O paranaense Emanuel e a alagoana Talita iniciaram a temporada 2008 com o pé direito. Na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, superaram a concorrência dos principais atletas do país e se consagraram como Rei e Rainha das areias brasileiras. Depois, ao lado de seus parceiros, o baiano Ricardo e a carioca Renata, levaram a melhor nos desafios contra as parcerias norte-americanas e conquistaram os troféus dos Desafios dos Reis.
Em 2007, as duplas também iniciaram a temporada com resultados positivos. Elas foram as campeãs da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Porto Alegre. Nesta temporada, voltarão à ação nas areias gaúchas da praia de Atlântida, em Xangri-lá, entre a próxima quinta-feira, dia 14, e domingo, dia 17, na primeira etapa do Circuito Banco do Brasil 2008.
A vitória em Porto Alegre no ano passado foi a primeira de uma temporada recheada de títulos para Ricardo/Emanuel. Em 2007, a dupla conquistou o pentacampeonato do Circuito Mundial e a inédita medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos, em julho, no Rio de Janeiro. Para Emanuel, os bons resultados no começo da temporada são uma motivação a mais para a parceria.
– Conquistar estes títulos representa uma grande tranqüilidade para mim. Ricardo e eu teremos um ano importante pela frente, marcado pelo trabalho. Iniciar a temporada com resultados positivos é sempre um estímulo extra. Ainda estamos longe de nossa melhor condição, mas temos experiência suficiente para lidar com isso e buscar bons resultados – diz o paranaense, que espera muitas dificuldades no Circuito Banco do Brasil.
A temporada de 2008 também foi extremamente positiva para Renata/Talita. No Circuito Banco do Brasil, foram quatro títulos. No Circuito Mundial, a dupla subiu duas vezes ao lugar mais alto do pódio, resultados que a confirmaram como a segunda parceria do país na luta pela classificação aos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
– É sempre bom voltar a lugares de onde se tem boas recordações. Em 2007, conquistamos nosso primeiro título no Rio Grande do Sul e foi um ano muito legal, em que tivemos resultados importantes. Nesta temporada, esperamos ir ainda mais longe. É o ano mais importante de nossas carreiras e não faltará dedicação para alcançar nossos objetivos – promete Talita.
Novo regulamento
O torneio que será aberto nas areias da Praia de Atlântida volta a ser disputado no formato tradicional, com 12 etapas e dois descartes. A dupla que somar o maior número de pontos fica com o título nacional.
No ano passado o campeão foi definido em um mata-mata que reuniu os oito melhores classificados ao longo do torneio. O formato inédito foi um pedido da Rede Globo, interessada em transmitir a final realizada em Recife. Líderes do ranking e maiores vencedores até então, Márcio e Fábio Luiz (Medley) viram o ouro ir parar nas mãos de Franco-Pedro Cunha.