| 10/02/2008 17h43min
A dupla Ricardo e Emanuel precisou apenas de 53 minutos para derrotar os norte-americanos John Hyden e Mike Lambert por 2 sets a 0, com duplo 21/17, no Desafio dos Reis, disputado neste domingo no Rio de Janeiro. Com a vitória, o paranaense Emanuel sagrou-se rei dos reis, pois no último domingo ele havia conquistado a coroa do Rei da Praia, em partida contra o parceiro Ricardo.
Os brasileiros começaram o jogo desatentos, permitindo que os norte-americanos abrissem dois pontos de vantagem (3 a 1). Mas não demorou muito para que Ricardo e Emanuel assumissem o domínio do set, que terminou em 21 a 17. A segunda e última parcial da partida foi equilibrada no início, sendo que o marcador apontava sete pontos para cada lado. Entretanto, quem fez a diferença e abriu uma vantagem de dois pontos para o Brasil foram os bloqueios do baiano Ricardo. A partir de então, a dupla brasileira aumentou mais a vantagem e fechou o set e a partida novamente em 21 a 17.
Esta foi a segunda vez que Emanuel conquistou o título do Desafio dos Reis, pois em 2005 ele e Ricardo venceram Lambert e Stein Metzger. Embora seja o mesmo campeonato, para o paranaense a vitória deste domingo teve sabor diferente.
– Como não pude treinar o que queria durante a semana, precisei mais do companheirismo do Ricardo e confiei bastante na nossa parceria. Fiz o máximo que pude e isso me deixa mais tranqüilo em relação às Olimpíadas – disse. –O jogo não foi tão fácil quanto pode parecer. Eles saíram na frente e precisamos de paciência e calma para virar. Forçamos e variamos muito o saque no Hyden, sempre alternando para ele não se acostumar – complementou Ricardo.
A estratégia dos brasileiros surpreendeu os norte-americanos. Para Hyden, a tática adotada pelos brasileiros foi decisiva.
– Eles forçaram muito o saque em mim, tivemos dificuldade de devolver, principalmente o saque curto junto à rede.
Agora, os brasileiros voltam aos treinamentos para dedicarem-se e confirmar a vaga quase garantida para a Olimpíada. A parceria entre Ricardo e Emanuel é a primeira colocada no ranking mundial e grande favorita à vitória em Pequim.
GAZETA PRESS
Ricardo e Emanuel venceram norte-americanos John Hyden e Mike Lambert
Foto:
Sílvio Ávila, Divulgação
/
clicRBS