| 10/02/2008 21h25min
Mesmo sem poder contar com o ala/pivô Kevin Garnett, um dos favoritos ao título de jogador mais valioso (MVP) desta edição da NBA, o Boston Celtics segue com tudo. Na rodada vespertina deste domingo, o melhor time da temporada regular passou em casa pelo San Antonio Spurs graças a uma atuação incrível do ala Paul Pierce.
Um dos poucos remanescentes da equipe que deu vexame em 2006/07 e amargou uma das piores campanhas da história da franquia, Pierce foi o cestinha da vitória sobre os Spurs ao marcar nada menos do que 35 pontos e ainda apanhar seis rebotes. O armador Ray Allen, por sua vez, somou 19 tentos, enquanto o armador reserva Eddie House saiu do banco para contribuir com dez tentos.
Outro jogador dos Celtics que se destacou contra os atuais campeões da Liga foi o armador Rajon Rondo, que embora tenha marcado apenas cinco pontos garantiu seu duplo-duplo (dois dígitos em duas estatísticas diferentes) com 11 rebotes e 12 assistências.
Já os Spurs, que não puderam contar com o lesionado armador Tony Parker, tiveram o ala/pivô Tim Duncan como destaque graças aos 22 pontos, 14 rebotes e seis assistências. O ala/armador argentino Manu Ginóbili anotou 21 tentos, dois a mais do que o armador Michael Finley.
Foi a 39ª vitória do Boston em 48 partidas nesta temporada, e a equipe segue líder absoluta da Conferência Leste. Já os Spurs, que aparecem com 32 triunfos e 17 derrotas, caiu para o sexto lugar da tabela.
Estréia ruim
Envolvido na troca que levou o superpivô Shaquille O’Neal ao Phoenix Suns, o ala Shawn Marion não conseguiu fazer com que o Miami Heat voltasse a vencer na temporada regular. Mesmo em casa, a franquia da Flórida foi batida pelo Los Angeles Lakers por 104 a 94, e amargou seu sétimo revés consecutivo.
O cestinha da partida foi o armador Kobe Bryant, que conferiu 33 pontos e ainda apanhou cinco assistências. O ala Lamar Odom também brilhou com 15 tentos, 18 rebotes e seis assistências, enquanto o armador esloveno Sasha Vujacic anotou 13 pontos. Cara nova no Lakers, o pivô espanhol Pau Gasol teve atuação modesta, com 12 pontos e sete rebotes.
Se o Miami esperava por uma atuação brilhante de Marion, quem se destacou foi o pivô Mark Blount, com 22 pontos, três a mais do que o armador Dwayne Wade. O ala ex-Suns, por sua vez, obteve 15 pontos (mesma pontuação de seu novo colega de posição Dorell Wright) e 14 rebotes.
Os Lakers, agora, figuram no quinto lugar do Oeste, com a campanha de 33 vitórias e 17 derrotas. O Heat, lanterna do Leste com apenas nove triunfos, amargou sua derrota de número 40 na atual temporada.
GAZETA PRESS
Paul Pierce (centro), do Celtics, marcado pelo argentino Manu Ginobili (à direita) e Tim Duncan, do Spurs
Foto:
Michael Dwyer, AP