| 08/02/2008 04h09min
Enquanto grandes clubes como Santos e Palmeiras patinam no Campeonato Paulista, o Guaratinguetá, treinado pelo gaúcho Guilherme Macuglia, surpreende a todos e já ocupa a liderança após a sexta rodada. Tem 87% de aproveitamento, seis vitórias e apenas uma derrota. E já sonha com o título. Mas sua campanha neste início do campeonato estadual mais forte do país tem uma razão bem conhecida: o Guaratinguetá começou a se preparar em novembro do ano passado.
Além da preparação cuidadosa, o Guará, como é conhecido por sua torcida, organizou-se taticamente para encarar adversários mais fortes. A primeira providência do treinador foi cuidar do sistema defensivo. Consciente do equilíbrio técnico entre as equipes, ele usou a mesma estratégia de Muricy Ramalho com o São Paulo no ano passado: não levando gols, nem é preciso fazer muitos. O Guaratinguetá tem a segunda melhor defesa da competição, superada apenas pela do São Paulo, que continua centrado em não sofrer gols.
Com
preparação, entrosamento e
organização tática, uma equipe média pode levar vantagem no início da competição. O difícil, a partir de agora, será manter-se entre os líderes, já que os grandes clubes, que têm elencos mais qualificados, também começam a render melhor. Esta, aliás, é aposta de treinadores como Wanderley Luxemburgo e Leão, que passam constrangimento com o Palmeiras e o Santos, neste momento ameaçados de ficar entre os rebaixados. E o provável mesmo é que logo eles alcancem o estágio de rendimento do Guaratinguetá. Ainda assim, a zebra paulista impressiona e deixa lições importantes para todos.
Prêmio e punição
Antes do jogo ser interrompido por falta de segurança, o Cruzeiro de Adilson Baptista mostrou personalidade e muito melhor futebol do que o Cerro Porteño. Ganhou de 3 a 2. Poderia ter vencido por mais. A confirmação da vitória mineira por parte da Confederação Sul-Americana de Futebol é mais do que justa. Da mesma forma, serve de punição para a
parte da torcida paraguaia que praticou
vandalismo, jogando pedras e garrafas no gramado.
Credencial
Com os dois gols que marcou contra o Uruguai, o colombiano Perea pode ter apressado sua estréia no Grêmio já para este sábado, contra o Novo Hamburgo. Ele não é titular da seleção de seu país e vinha de uma reserva no Bordeaux, mas tem potencial e soube aproveitar a oportunidade. Como goleador é um artigo raro, o Grêmio pensa certo em aproveitar o momento de recuperação do jogador.
Símbolo
Dunga elegeu Robinho como jogador mais representativo da Seleção sob o seu comando. A escolha pode ser justa, mas é também um recado indireto para Kaká, que apresentou uma lesão pouco visível para não jogar em Dublin. Se jogar neste domingo pelo Milan, Kaká terá que se explicar a Dunga.