| 03/02/2008 18h20min
Pouco depois de ser notificada das ofensas racistas proferidas pela torcida catalã ao inglês Lewis Hamilton ao longo deste final de semana de testes da Fórmula-1 em Barcelona, a FIA mandou um aviso às autoridades espanholas: não tolerará que novos atos de preconceitos aconteçam. Hamilton, que ao longo de 2007 correu ao lado do espanhol Fernando Alonso na McLaren e teve uma seqüência de atritos com o ex-bicampeão, passou por maus momentos em Barcelona.
Sempre que aparecia aos olhos da torcida, o menino prodígio era alvo de xingamentos, fato inaceitável, de acordo com a entidade máxima do automobilismo mundial.
– A FIA está surpresa e desapontada pelos abusos direcionados ao Lewis Hamilton – pronunciou um porta-voz a federação. – Xingamentos dessa natureza é uma clara violação aos princípios protegidos pelos nossos estatutos. Qualquer repetição disso resultará em sérias sanções – prosseguiu.
Consta no código da entidade que "a FIA rejeita qualquer manifestação racial, política ou religiosa ao longo das atividades promovidas". Apesar das ameaças, o Grande Prêmio da Espanha de F-1 na temporada de 2008 segue marcado para o mês de abril, bem como o contrato com o país ibérico para realizar uma corrida da modalidade até 2016.
GAZETA PRESS