| 25/01/2008 16h49min
O Brasil continua bem representado pela jovem paranaense Bruna Schmitz, 18 anos, na etapa que abre a corrida por seis vagas no grupo das 16 surfistas da elite do WCT — World Championship Tour. Na sexta-feira de boas ondas de 1,5 metro de altura em Woolamai Beach, ela despachou as australianas Serena Brooke e Laurina McGrath e avançou para as semifinais do Roxy Surf Festival em Phillip Island, na Austrália. A vitória na etapa nível máximo seis estrelas vale R4 4,5 mil e 2.500 pontos para largar na frente do primeiro ranking do ano.
A brasileira e a havaiana Bethany Hamilton, que perdeu um braço num ataque de tubarão em 2003 na ilha Kauai, são as surpresas que vão disputar uma vaga na grande final.
A outra será entre duas australianas campeãs mundiais Pro Junior: a primeira vencedora desta categoria Jessi Miley-Dyer e a atual Sally Fitzgibbons, o destaque do dia.
Indiazinha Tininha e Bruna no Pro Junior
A paranaense ainda participa da categoria Pro Junior do Roxy Surf Festival e está entre as oito melhores do campeonato que vão disputar vagas para as semifinais. A paraibana Diana Cristina, a indiazinha Tininha, é a outra brasileira deste grupo.
Uma das suas três adversárias na próxima bateria é a australiana Sally Fitzgibbons, que quase fechou o dia com o maior placar nas duas competições. A nova campeã mundial Pro Junior da ASP estabeleceu um novo recorde de 17,80 pontos, de 20 possíveis, para este ano em Phillip Island, logo depois de atingir 16,25 pontos na disputa que a indiazinha Tininha passou em segundo lugar.
Australianas favoritas
As australianas continuam sendo as grandes favoritas para vencerem o WQS de Phillip Island, que nos dois últimos anos foi conquistado pela recém-coroada campeã mundial do WCT, Stephanie Gilmore. Ela preferiu não tentar o tricampeonato neste ano, mas torce para que o título permaneça em casa. As australianas já eram maioria entre as oito surfistas escaladas nas quartas-de-final do Roxy Surf Festival, exatamente a metade delas.