| 24/01/2008 15h01min
A brasileira Bruna Schmitz, de 18 anos, venceu sua primeira bateria em Phillip Island e avançou para a fase das 12 melhores surfistas na etapa nível máximo 6 estrelas que abre o WQS Feminino 2008 na Austrália. A paranaense agora vai disputar uma vaga nas quartas-de-final com a top do WCT Serena Brooke, que compete em casa, e a norte-americana Erica Hosseini.
A competição tem até domingo para ser encerrada, mas pode acabar antes para aproveitar as boas ondas de 1 metro de altura, como as desta quinta-feira em Woolamai Beach.
Bruna praticamente confirmou a vitória nas primeiras ondas que surfou na bateria. Começou muito bem com uma nota 7 e na segunda ganhou um 6 para cravar 13 pontos. A havaiana Leilani Gryde, 2 anos mais velha, conseguiu duas notas na casa dos 6 pontos e passou em segundo, com ambas nem sendo ameaçadas pela neozelandesa Airini Mason e a sul-africana Stacey Guy.
A brasileira volta a enfrentar a experiente australiana Serena Brooke e a americana Erica Hosseini, que venceu a disputa anterior com o maior placar da quinta-feira, exatos 15 pontos somando a melhor onda do campeonato que recebeu nota 9,75 dos juízes.