| 25/01/2008 02h31min
O governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, reiterou nesta quinta-feira seu decidido apoio a seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, apesar das críticas de Washington pelo respaldo venezuelano às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No fim de semana passada, o "czar"
antidrogas dos EUA, John Walters, assegurou que Chávez "está se transformando em um grande facilitador do tráfico de cocaína à Europa e outras partes deste hemisfério por sua negligência para combater o narcotráfico".
Em resposta, o embaixador da Venezuela no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), Jorge Valero, disse que os Estados Unidos "não tem autoridade moral para discursar sobre a luta antidroga", e afirmou que a Agência Antidrogas Americana (DEA) "fomenta a intromissão de Washington nos assuntos internos de outros países".
A presidência da Nicarágua divulgou hoje em Manágua uma nota de imprensa sobre o respaldo manifestado ao
governo de Chávez durante um discurso de
Denis Moncada Colindres, embaixador da Nicarágua na OEA. O diplomata nicaragüense assinalou que Ortega expressou também vontade de contribuir com os esforços do governo da Colômbia e da comunidade internacional para buscar a paz no país sul-americana.