| 23/01/2008 21h37min
O Botafogo fez uma boa exibição e goleou o Friburguense por 4 a 1 em partida disputada nesta quarta-feira, à noite, no Engenhão, pela segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o time alvinegro chegou aos seis pontos ganhos e assumiu a liderança do Grupo B da competição enquanto o time de Nova Friburgo manteve os seus três pontos conquistados na estréia.
A vitória do time dirigido por Cuca foi merecida porque o Botafogo teve sempre o domínio da partida desde os primeiros minutos e poderia ter alcançado um placar ainda maior se não tivesse desperdiçado tantas oportunidades, principalmente através de Jorge Henrique que marcou dois e perdeu, pelo menos, mais duas chances claras para marcar.
O jogo
Diante de um público muito pequeno, o Botafogo começou no ataque. A pressão alvinegra acabou se transformando em gol aos nove minutos. Jorge Henrique lançou Zé Carlos que bateu com força. O goleiro Adriano defendeu parcialmente e a bola acabou sobrando para Jorge Henrique que, de cabeça, encobriu os zagueiros da equipe de Nova Friburgo.
O Botafogo voltou ao ataque e ampliou o marcador aos 17 minutos, novamente com Jorge Henrique que aproveitou bem o passe de Lúcio Flávio para colocar nas redes sem chances para Adriano. Foi a primeira vez que Jorge Henrique, vestindo a camisa do Botafogo, marcou dois gols em uma só partida.
Aos 32 minutos, Ziquinha foi lançado livre na área, Castillo cortou o chute mas a bola acabou batendo na mão do zagueiro Ferrero. Pênalti que Victor Hugo cobrou e o uruguaio Castillo saltou no canto certo e fez a defesa, evitando o gol do Friburguense.
O Botafogo começou o segundo tempo atacando com velocidade numa tentativa de liquidar logo a partida. Aos 12 minutos, a equipe marcou o terceiro gol com Wellington Paulista, que aproveitou um chute cruzado de Jorge Henrique após falha grosseira do zagueiro Cadão. Aos 16, foi a vez do lateral Alessandro marcar um belo gol encobrindo o goleiro Adriano.
Dois minutos depois, o Friburguense marcou. Foi o primeiro gol sofrido por Castilho. Na cobrança de escanteio, Thiago Messias se antecipou ao goleiro uruguaio e cabeceou para as redes.
Na próxima rodada o Botafogo recebe o Americano no Engenhão enquanto o Friburguense pega a Cabofriense na casa do adversário.
GAZETA PRESS