| 23/01/2008 09h12min
Dezenove dias atrás, Anderson Pico retornava das férias quatro quilos acima do seu peso ideal. Estava com 79kg. Muito para um lateral de 1m69cm de altura. Mas, depois de uma boa pré-temporada, alimentação balanceada e muita conversa com o técnico Vagner Mancini, o jogador vem se destacando em partidas e treinos como um dos nomes em ascensão de um jovem Grêmio.
Hoje, diante do Sapucaiense, às 21h45min, no Estádio Cristo Rei, de São Leopoldo, Anderson terá a chance de provar outra vez a evolução.
Durante a semana, ele teve grande importância no time de Mancini. Cobrou faltas, puxou contra-ataques, e até orientou o posicionamento dos companheiros. Demonstrou interesse total no trabalho - ao contrário do ano passado, quando, admite, chegou a
ser afastado da equipe por indisciplina. Dono de um chute
fortíssimo, Anderson Pico começará a ser utilizado como o cobrador de faltas do Grêmio. Vagner Mancini quer dar mais responsabilidades ao lateral e dublê de meia. Entende que a recuperação de Anderson para o grupo passa por esse tipo de valorização.
— Anderson tem um potencial enorme. Estou tentando fazer com que ele entenda isso dentro de campo. Quero mostrar que ele é de grande utilidade ao nosso time — disse o técnico. — Farei isso também com outros jogadores de grande potencial.
As novas responsabilidades vêm animando Anderson Pico. Aos 19 anos, o lateral-esquerdo tem a chance de se firmar na equipe titular, enquanto o peruano Hidalgo segue em recuperação das dores no joelho esquerdo.
— Agora estou bem. Sofri um pouco para perder peso, todos sofrem, mas isso já é passado. Quero ser útil ao time. Venho recebendo boas oportunidades e pretendo me firmar — afirmou Anderson. — Preciso fazer o que o técnico vem exigindo:
explorar meu potencial, como o
chute forte e a velocidade — acrescentou.
Assim que os demais reforços chegarem ao Olímpico — um zagueiro, dois meias e um atacante — haverá dispensas no grupo. Mancini pretende trabalhar com 25 ou 26 atletas. Hoje, ele tem 32 nomes à disposição.