| 22/01/2008 22h33min
O Criciúma conquistou a terceira vitória consecutiva no Campeonato Catarinense, diante do Atlético de Ibirama, no Estádio Domingos Gonzáles, em Tubarão. O placar ficou em 1 a 0 para o Tigre, com gol do zagueiro William Amaral, aos 9 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Tigre mantém a liderança isolada da competição e a marca de 100% de aproveitamento.
Ibirama melhor no primeiro tempo
O Atlético de Ibirama começou jogando e marcando melhor. Apesar de sua tímida sétima colocação, se comparada à liderança do Tigre no Campeonato Catarinense, o time foi mais ofensivo e ousado no ataque. A marcação também esteve atuante, mesmo com alguns espaços na zaga que não foram bem aproveitados pelo Criciúma.
Festival de passes errados, cobranças na barreira e recuo da equipe do Sul do Estado. O Tigre não conseguiu impor seu ritmo de jogo no primeiro tempo. Nem mesmo furar a barreira, em suas boas oportunidades de bola parada, o Criciúma errou na cobrança e desperdiçou boas oportunidades de gol.
Festival também de faltas para os dois lados. Só no primeiro tempo foram 3 cartões amarelos - dois para o Atlético e 1 para o Criciúma.
O que se pode destacar como boa atuação neste primeiro tempo, foi a apresentação dos goleiros Zé Carlos, do Criciúma, e Dida, do Atlético de Ibirama. Ambos foram seguros e precisos nas defesas, saíram na hora certa e salvaram os seus times quando a zaga deixava de filtrar o ataque adversário.
Reação no segundo tempo
Foi só no segundo tempo que começou a reação do Tigre. Com a torcida — que lotou a arquibancada do Estádio Domingos Gonzáles, em Tubarão —, o Criciúma melhorou o ataque, a troca de bolas e logo aos 9 minutos conseguiu chegar ao gol.
Em uma cobrança de bola parada pela direita com desvio no ataque do Tigre, o goleiro Dida espalmou. Bem posicionado, o zagueiro William Amaral (Criciúma) pegou o rebote e não perdôou. Jogou direto para a rede do Atlético, sem dar chances de defesa.
Logo depois de marcar o gol da vitória, o Tigre ainda contou com outra vantagem: a expulsão do zagueiro Ricardo, do Atlético de Ibirama, que levou seu segundo cartão amarelo na partida.
Com um gol sofrido e um jogador a menos, o Atlético de Ibirama foi diminuindo seu ritmo ofensivo e se perdendo nas jogadas. O jogador Fabrício perdeu uma grande chance de gol, driblou e fez fila na pequena área, mas diante do goleiro bobeou e não conseguiu empatar, chutando fraco para as mãos de Zé Carlos. Chances não faltaram para o Atlético, mas não foram bem aproveitadas.
Os times continuaram brigando pela bola no meio-de-campo e estudando armas de contra-ataque, mas o placar não mudou. Com o resultado, o Criciúma fica com a liderança isolada do Catarinense, com três vitórias em três jogos. O Atlético de Ibirama, que vinha de dois empates e com a sétima colocação, sofreu sua primeira derrota e deve cair na corrida das posições na competição.
Expulsão no banco
Na metade do segundo tempo, aos 26 minutos, foi a vez do Criciúma sofrer um desfalque. A expulsão, contudo, não se deu no campo, e sim no banco. O técnico Leandro Machado passava as últimas instruções ao atacante Maurício, que se preparava para entrar em campo, quando discutiu com o árbitro e perdeu o controle, tomando cartão vermelho e tendo que se retirar.
O zagueiro William Amaral, que fora substituído logo após o gol pelo volante Marcelo Rosa, assumiu o comando técnico do banco de reservas e ficou responsável por passar as orientações de Leandro Machado.
Próxima fase
Pela próxima rodada, o Tigre enfrenta o Juventus, em Jaraguá do Sul, na próxima sexta-feira, às 20h30min. Já o Atlético de Ibirama recebe em casa o Cidade Azul, de Tubarão, no sábado, às 16h.
Boa notícia para o Tigre
Um dos anúncios feitos durante a partida, foi de que a diretoria do Criciúma enfim resolveu acatar as solicitações do técnico Leandro Machado e contratar mais um reforço para o meio-campo. Quem deve ser apresentado ao Tigre nos próximos dias é o meia Valdeir, de 28 anos, ex-Guarani, com rápida passagem pelo Grêmio, que se encontrava no futebol alemão.