| 19/12/2002 14h48min
O tenista catarinense Gustavo Kuerten vai ter um primeiro semestre bem agitado no circuito mundial. O trimcampeão de Roland Garros anunciou nesta quinta, dia 19, o seu calendário para os seis primeiros meses de 2003, quando vai disputar todos os Masters Series e Grand Slams do período.
A temporada do próximo ano começa na Oceania, na quadra rápida, no dia 6 de janeiro, com a disputa do Torneio de Auckland, que Guga participa pela primeira vez. Na semana seguinte joga o Aberto da Austrália, também na quadra rápida, e depois viaja para Helsinborg, na Suécia, para defender o Brasil, no carpete coberto, na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis.
Em seguida, Guga volta a Santa Catarina e já tem confirmada presença na quadra rápida dos Masters Series de Indian Wells e Miami. A participação nos Torneios de Buenos Aires e Acapulco vai ser definida nas próximas semanas. Depois dos Estados Unidos, Guga pode defender o Brasil novamente na Copa Davis, se o país passar pela Suécia na primeira rodada.
Só aí inicia a sua fase favorita do ano, a temporada de saibro, que é aberta pelo Masters Series de Monte Carlo. De Mônaco, onde já foi campeão duas vezes, Guga segue para Barcelona e para os Masters Series de Roma e Hamburgo, onde também já triunfou e encerra os torneios na terra batida com Roland Garros, em que é tricampeão. Depois da competição em Paris, o próximo compromisso é em Wimbledon, na grama, torneio do qual esteve ausente nos últimos dois anos.
– O meu calendário é praticamente o mesmo das últimas temporadas, fora o deste ano que foi atípico – comparou. – Vou jogar os maiores torneios, os Grand Slams e os Masters Series e alguns torneios menores, como sempre faço, para pegar ritmo de jogo e me preparar para as grandes competições, e também vou a Wimbledon, pois estou com saudades de jogar lá – explicou. – Não pude jogar dois anos e queira ou não queira é um Grand Slam e a gente sente falta de não jogar – comentou Guga, que está em Camboriú, realizando a pré-temporada na academia do técnico Larri Passos.
– Vamos seguir a fórmula dos últimos anos no calendário, o único torneio novo é mesmo Auckland – destacou Larri. – Como estamos tendo mais tempo na pré-temporada, podemos começar o ano mais cedo desta vez – explicou o treinador, que embarca com Guga para a Nova Zelândia no dia 1º de Janeiro.