clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/01/2008 05h59min

Uribe volta a dizer que Farc são terroristas

Presidente colombiano recebeu carta de Sarkozy apoiando solução para situação dos reféns

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são um grupo "terrorista" que "seqüestra, recruta e maltrata" a população civil, reafirmou na Guatemala o presidente colombiano, Álvaro Uribe. Uribe, que foi à posse do novo presidente da Guatemala, Álvaro Colom, respondeu assim à iniciativa do governante da Venezuela, Hugo Chávez, de reconhecer o caráter de insurgente da guerrilha.

Em nenhum momento o colombiano mencionou a proposta de Chávez, que recentemente intermediou na libertação de duas reféns das Farc, Clara Rojas e Consuelo González. Mas ressaltou que "o aspecto humanitário não pode excluir a segurança". A Colômbia defende "a democracia, não a ditadura" e espera o apoio da comunidade internacional e a rejeição a todos os grupos violentos, declarou.

Uribe falou à imprensa depois de se reunir a portas fechadas com a secretária de Estado de Relações Exteriores da França, Rama Yade. Ela entregou ao governante colombiano uma carta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que demonstrou seu interesse de resolver a situação dos seqüestrados pelas Farc. Entre os reféns está a política colombiana de origem francesa Ingrid Betancourt.

Yade declarou anteriormente que aproveitou sua viagem à Guatemala para promover a "gestão humanitária" do governo francês a favor dos reféns.

— No momento em que a paz avançar, eu seria o primeiro a deixar de chamar as Farc de terroristas e pedir ao mundo que fizesse isso como uma contribuição à paz — afirmou Uribe.

Segundo o governante colombiano, as Farc "seqüestram, recrutam e maltratam a população civil, atentam contra mulheres grávidas, contra idosos e menores e lançam bombas" indiscriminadamente. Além disso, lembrou, o tráfico de drogas é o "principal sustento de sua atividade violenta". O único caminho de encontro com a guerrilha, acrescentou, é com a intermediação da Igreja.

EFE
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.