| 09/01/2008 20h03min
A equipe de Brusque (SC) e o time de Osasco (SP) reeditarão, nesta quinta-feira, a final do primeiro torneio da fase classificatória da Superliga Feminina. O duelo, válido pela rodada inaugural do segundo torneio, será realizado, mais uma vez, na Arena Multiuso, em Brusque (SC). A partida terá transmissão do canal Sportv, a partir das 19h30min.
O time catarinense, segundo colocado do primeiro torneio, encerrou a primeira etapa da fase classificatória com quatro vitórias em cinco partidas. Já o Osasco levou o título do primeiro torneio de forma invicta.
Um dos grandes atrativos do confronto é a meio-de-rede Edna, do Brusque, a segunda melhor bloqueadora da competição, com 32,79 % de eficiência. A jogadora, natural da cidade que é sede do time, reconhece a dificuldade de neutralizar a maior pontuadora da Superliga 07/08, até o momento: Paula Pequeno, do Osasco, que somou 78 acertos após o fim do primeiro torneio.
— É bastante complicado bloquear a Paula. Ela conta com um excelente tempo de bola e uma técnica apurada. A Elisângela também nos dará muito trabalho. A equipe adversária é muito boa. Entretanto, não mediremos esforços para atrapalhar o jogo delas e sairmos com o resultado favorável — conta Edna, recordando-se do duelo que definiu o campeão do primeiro torneio, no final de dezembro, quando o Brusque saiu perdendo por 2 sets a 0, empatou, levou a decisão para o tie-break, mas não conseguiu superar o Osasco, que venceu por 3 sets a 2.
Ponteira do Osasco, Paula Pequeno, além de ser a maior pontuadora, está em primeiro lugar no ataque, com 28,40% de eficiência. A brasiliense Paula elogia o bom volume de jogo do Brusque e aponta as falhas da sua equipe:
— Além de estar bem no bloqueio, o Brusque tem uma boa performance nos demais fundamentos. A equipe conta com um volume de jogo interessante. Para vencermos, teremos de inovar e apresentar jogadas diferentes para surpreendê-las, já que jogamos contra elas há pouco tempo. Sabemos também que precisaremos ter paciência. Ainda falta regularidade para nosso time durante os jogos. Prova disso foram os tie-breaks que jogamos no primeiro torneio. Mas nos dois jogos (contra o Minas e o Brusque), mantivemos a cabeça no lugar e vencemos — comenta Paula Pequeno – tricampeã da Superliga (04/05, 03/04 e 02/03), em, todas as vezes defendendo o Osasco.
O Osasco conta com força máxima para o confronto. Já o Brusque ainda terá o desfalque de Juliana Costa. A ponteira se recupera de uma lesão na parte posterior da coxa direita.
— A Juliana Costa ainda não tem condições de jogo. Ela deve voltar às quadras na penúltima rodada do segundo torneio contra o Minas — diz Maurício Thomas, técnico do Brusque.
Outros três jogos completarão a rodada todas nesta quinta-feira. Às 19h30min, o São Caetano (SP) receberá o Minas (MG). Na capital paulista, o E.C. Banespa duelará com o Sport (PE), às 20h. No encerramento da rodada, o Vôlei Futuro (SP) medirá forças com o Mackenzie (MG), às 20h30min, em Araçatuba (SP).