| 07/01/2008 15h21min
Cada dia mais fundamental para o esquema do Cleveland Cavaliers, o ala/pivô Anderson Varejão recebeu um pedido especial do técnico Mike Brown: arriscar mais arremessos de quadra. Embora o brasileiro seja um dos melhores defensores da equipe, o treinador quer tirar proveito da boa pontaria mostrada pelo brasileiro nas últimas semanas.
– Eu acho que ele é um arremessador muito bom, e isso é algo que ele nunca havia mostrado ser. Mas ultimamente ele tem provado que pode executar bons chutes. Se ele estiver livre, tem que respirar fundo e arriscar – comentou Brown.
Em quatro anos de NBA, Varejão aparece com uma média um pouco inferior a 50% nos arremessos de quadra (47,9%, exatamente). Entretanto, nas três últimas partidas de 2007, o brasileiro conseguiu um surpreendente aproveitamento de 63,2% nos chutes.
Em um destes confrontos, na rodada de Natal contra o Miami Heat, ele acertou todos os cinco arremessos que tentou e terminou a partida com 15 pontos, apenas dois a menos de seu melhor desempenho em quatro temporadas de NBA (em dezembro de 2006, contra o New Orleans/Oklahoma city Hornets).
A melhora de aproveitamento de Varejão se deu por conta dos quase seis meses em que o jogador ficou parado, treinando sozinho no Espírito Santo enquanto não renovava o contrato com os Cavs. Para não se arriscar em treinos mais puxados, com contato físico e sob o risco de contrair uma lesão, o ala/pivô deu ênfase aos arremessos.
Astro do time, o ala LeBron James preferiu tirar um pouco da pressão sobre o brasileiro. Quando perguntado se poderia dividir com Varejão o título de ‘bola de segurança’, o camisa 23 preferiu não polemizar.
– Se o Andy (apelido de Varejão entre o grupo do Cleveland) estiver livre, sim; só que se estiver marcado é melhor não. Não quero que ele seja o carregador de piano à toa – declarou.
Varejão também preferiu rejeitar a função.
– O time não precisa de mim como um arremessador – disse o brasileiro sorrindo.
– Posso ajudar bastante no ataque, mas o treinador não precisa que eu me arrisque mais. Temos muitos jogadores que têm a função de marcar, então eu tenho apenas que mostrar a raça habitual e ajudar a equipe – salientou.
Embora prefira não dar importância ao aval de Mike Brown para arremessar mais, Varejão entra em quadra pelo Cleveland Cavaliers na terça-feira, para o duelo em casa contra o Seattle Supersonics, na QuickenLoans Arena. Atualmente, os Cavs aparecem na sexta colocação da Conferência Leste, com 50% de aproveitamento nas 34 partidas disputadas até agora na temporada regular.
GAZETA PRESS